Estudantes piauienses participam do Programa de Avaliação

O objetivo é avaliar resultados para melhorar o ensino básico

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (19) DO JORNAL MEIO NORTE

Durante todo mês de maio, 1.764 alunos piauienses, nascidos no ano de 1999 e matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, farão o exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A iniciativa avalia os resultados nacionais a fim de trazer melhorias para o ensino básico.

O exame agrega conteúdos nas áreas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Para 2015, Norma Ramos, gerente da unidade de ensino aprendizagem da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), afirma que, além dos conteúdos programados, também são focadas as áreas de ciências e letramento financeiro. Com o resultado, o Brasil será comparado com outros países que serão utilizados para o desenvolvimento de políticas publicas.

Além disso, são avaliados estudantes da rede estadual, municipal, federal e alunos matriculados na rede privada de ensino. Segundo a gerente Norma Ramos, o estudante é selecionado por níveis. ”As escolas selecionadas mandam a relação dos alunos para o Inep que realiza uma amostragem. Logo, o instituto seleciona quais alunos farão o teste através de convite”, finaliza.

Fonte: Daniely Viana