Estudantes protestam contra fim do diploma para jornalistas

Vestindo roupas escuras, munidos de apitos, panelas e cartazes, eles reclamavam da decisão

Estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoveram um protesto na esquina das ruas Sinimbu e Marquês do Herval, no centro de Caxias do Sul (RS), na manhã desta segunda-feira (22).

Vestindo roupas escuras, munidos de apitos, panelas e cartazes, eles reclamavam da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, tomada no dia 17 de junho.

"É uma responsabilidade assinar uma matéria. Em um país em que nada funciona, acho temerário deixar que pessoas sem instrução possam exercer uma profissão que está ligada à formação de opinião", afirma a estudante Mirella Mattos, 23, aluna do 7º semestre e que se forma no final deste ano.

O protesto faz parte de um movimento nacional, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Além de Caxias do Sul, seriam realizadas manifestações simultâneas em Brasília, Rio de Janeiro e Teresina, no Piauí. Em São Paulo, cerca de 100 pessoas foram até a Avenida Paulista protestar .

Fonte: g1, www.g1.com.br