Estudo aponta que posse de armas é fator decisivo para aumento de suicídios nos EUA

As taxas de suicídios de jovens são maiores em estados com posse de arma.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As taxas de suicídio entre crianças e adolescentes dos Estados Unidos atingiram taxas surpreendentes e um estudo agora encontra um indicador claro do suicídio de jovens: posse de armas. As taxas de suicídios de jovens são maiores em estados com altas taxas de posse de armas, segundo uma equipe da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston.

"A posse de armas domésticas foi o maior preditor da taxa de suicídio entre os jovens em um estado", disse Michael Siegel, especialista em saúde pública na BU, à NBC News. Siegel estuda as relações entre posse de armas e homicídio, suicídio e outros fatores. É bem sabido que as pessoas com acesso a uma arma são muito mais propensas a completar o suicídio. E alguns dados sugeriram que a posse de armas em geral estava associada a taxas mais altas de suicídio.

Mas ainda havia lacunas nas possíveis explicações. “Alguns argumentaram que, não é possível que os lares de armas sejam sistematicamente diferentes dos lares sem armas? Em particular, é possível que haja apenas taxas mais altas de depressão e ideação suicida em uma família armada? ”.

Então Siegel e sua equipe pegaram dados de estado por estado dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças sobre a posse de armas desde 2004. Eles também examinaram as taxas de suicídio entre os jovens de 10 a 19 anos entre 2005 e 2015, e analisaram outras pesquisas que cobriam taxas de depressão e pensamentos suicidas, bem como o uso de álcool e outros fatores que poderiam afetar o suicídio.

A taxa de posse de armas de um estado foi responsável por 55% das diferenças vistas de um estado para outro, segundo a equipe.“Para cada aumento de 10 pontos percentuais na posse de armas domésticas, a taxa de suicídio de jovens aumentou em 26,9%”, eles escreveram em seu relatório, publicado no American Journal of Preventive Medicine.

"Os únicos outros fatores que foram associados com as taxas de suicídio de jovens em geral foram a taxa de tentativa de suicídio e a percentagem de jovens que eram nativos americanos", acrescentaram. "Juntos, o modelo explicou 92 por cento da variação nas taxas totais de suicídio entre os jovens dos 47 estados".

No Alasca, por exemplo, a taxa de suicídio de jovens é de 15,2 suicídios por 100.000 pessoas com 19 anos ou menos. Pouco menos de 60 por cento dos agregados familiares têm armas. Em Dakota do Sul, a taxa de suicídio é de 14,9 por 100 mil e, novamente, pouco menos de 60 por cento dos lares tinham armas em 2004.

Em Nova York e Nova Jersey, a taxa de suicídio juvenil é de 2,7 e 2,6 por 100.000. Em Nova York, 18,5% dos lares tinham armas e, em Nova Jersey, 11,4% tinham armas. "Este estudo demonstra que o mais forte preditor individual da taxa de suicídio juvenil de um estado é a prevalência da posse de armas domésticas naquele estado", disse Siegel.

A associação nem sempre foi cristalina. O Alabama e o Mississippi tinham altas taxas de posse de armas - mais de 50% - mas baixas taxas de suicídio. Nesses estados, a taxa de suicídio juvenil estava em torno de 4,5% por 100.000. Siegel disse que a cultura pode ser um fator lá. Tanto o Alabama quanto o Mississippi têm grandes populações afro-americanas. Os afro-americanos são menos propensos do que os brancos a morrer por suicídio e também são muito menos propensos a possuir armas. A posse de armas pode de fato estar impulsionando o aumento das taxas de suicídio, disseram os pesquisadores.

"A disponibilidade de armas de fogo está contribuindo para um aumento no número real de suicídios, não apenas levando os jovens a substituir outros tipos de suicídio por armas", disse Anita Knopov, uma das pesquisadoras que liderou o estudo, em um comunicado. Siegel não está defendendo nenhuma ação em particular, mas disse que os países onde muitas pessoas possuem armas devem estar cientes da associação e do risco para os jovens.

"Como os estados com altos níveis de propriedade de armas domésticas provavelmente experimentarão taxas mais altas de suicídio de jovens, esses estados devem estar especialmente preocupados com a implementação de programas e políticas para amenizar esse risco", disse ele. Seria importante saber se os jovens que morreram por suicídio tinham acesso a armas que não estavam trancadas, disse ele.

Os pesquisadores disseram que os estados - e os pais - devem tomar cuidado. “O problema do suicídio por arma de fogo entre os jovens é particularmente alarmante: todos os dias, uma média de três jovens entre 10 e 19 anos morrem por suicídio por arma de fogo”, escreveu a equipe de Siegel.

“Em 2016, houve 1.102 suicídios de armas juvenis. Dados do Sistema Nacional Estatístico de Lesões Violentas demonstraram que 82% dos suicídios relacionados a armas de fogo entre jovens (17 anos ou menos) envolviam uma arma de fogo pertencente a um membro da família. ”

Por que as armas são tão fortemente associadas ao suicídio?

Especialistas dizem que é porque eles são rápidos e imediatamente letais. Sufocamento, pílulas ou outros métodos demoram mais e são mais propensos a não matar. “As armas de fogo são 2,6 vezes mais letais do que qualquer outro meio de suicídio; assim, o acesso a armas de fogo pode contribuir para uma maior incidência de suicídio ”, observou a equipe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES