Estudo detalha a evolução do emprego em pequenas empresas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira, dia 4, às 10h30, o Comunicado da Presidência nº 39, intitulado Atualidad

O estudo revela como cresceu a quantidade de postos de trabalho no segmento de pequenos negócios nas duas últimas décadas. O Comunicado da Presidência mostra, ainda, a evolução da renda de pessoas empregadas em empreendimentos de até 10 ocupações e traz gráficos que ilustram o perfil desse segmento nos estados da federação. Em São Paulo, por exemplo, houve um aumento representativo de pessoas ocupadas nesse tipo de estabelecimento desde 1989.

O estudo é dividido em três partes. A primeira refere-se à atualidade do segmento ocupacional de pequenos empreendimentos. A segunda destaca o conjunto das principais características - por faixa etária, escolaridade e setor da atividade econômica - na evolução da ocupação das pequenas empresas durante as duas últimas décadas. A última apresenta perspectivas dos pequenos empreendimentos e sua relação com trabalho e renda no Brasil.

Fonte: Carolina Durães, Jornal Meio Norte