Estudo mostra que tomar 3 ou 4 xícaras de café por dia pode prevenir infarto

Os pesquisadores advertiram, no entanto, que são necessárias novas pesquisas para confirmar o resultado.


Um estudo publicado nesta terça-feira (03) mostrou que tomar três ou quatro xícaras de café por dia pode diminuir o risco de infarto por obstrução arterial. O estudo analisou mais de 25.000 homens e mulheres sul-coreanos, de idade média de 41 anos e sem sintomas de doenças cardiovasculares.

O objetivo era investigar a relação entre consumo de café e a presença de cálcio nas artérias, um indicador de aterosclerose. Essa doença é caracterizada pelo depósito de placas de gordura nas paredes das artérias, o que causa o entupimento dos vasos ou a redução do fluxo sanguíneo. Segundo o estudo, a média de cálcio nas artérias das pessoas que ingerem três ou quatro xícaras de café por dia é 10% menor em relação àquelas que tomam de uma a três xícaras, e quase 20% menor se comparada aos indivíduos que bebem menos de uma.

"As evidências sugerem que o consumo de café poderia manter uma relação inversa ao risco de doenças cardiovasculares", de acordo com o estudo feito por cientistas do hospital Kangbuk Samsung, na Coreia do Sul.

Os pesquisadores advertiram, no entanto, que são necessárias novas pesquisas para confirmar o resultado e encontrar uma explicação biológica dos efeitos do café na prevenção do infarto.

Fonte: Veja