Estudo revela que Petrobras é uma das 20 empresas mais poluidoras do mundo

Estudo revela que Petrobras é uma das 20 empresas mais poluidoras do mundo

Petrobras: a empresa diz que suas emissões de carbono aumentaram por causa das usinas termelétricas

A Petrobras é uma das 20 companhias que mais liberam gases causadores do efeito estufa na atmosfera. A conclusão é de um estudo da empresa Thomson Reuters, que contabilizou as emissões de poluentes das 500 maiores empresas do planeta em 2013.

O estudo leva em conta emissões de gás carbônico (CO2), metano, óxido nitroso e outros gases causadores do efeito estufa. A quantidade de cada gás é convertida numa medida equivalente em toneladas de CO2.

Depois, somam-se essas emissões para chegar ao total liberado na atmosfera. É uma medida importante, já que o efeito estufa causa o aquecimento global, alterando o clima do planeta.

Segundo esse critério, a Petrobras emitiu 73 milhões de toneladas desses poluentes em 2013, o que a coloca em vigésimo lugar na lista das maiores poluidoras.

Os dois primeiros lugares são ocupados por empresas chinesas também da área de petróleo: Petrochina, que emitiu 310 milhões de toneladas, e China Petroleum, que liberou 249 milhões.

Entre as 20 empresas que mais contribuíram para agravar o efeito estufa, há muitas das áreas de petróleo, gás e energia, além de algumas siderúrgicas (veja a tabela no final do texto).

A Petrobras enviou uma nota ao noticiário G1 dizendo que as emissões da empresa cresceram por causa da seca no Sudeste brasileiro.

Com menos água nos rios para acionar as hidrelétricas, a Petrobras diz que teve de ligar suas usinas térmicas, aumentando a liberação de poluentes. Isso fez com que ela entrasse na lista da Thomson Reuters.

Veja, na tabela, as outras empresas dessa lista e a quantidade de puluentes emitida por cada uma, em milhões de toneladas equivalentes de CO2:

Empresa País CO2 eq.
(M ton.) Petrochina China 311 China Petroleum & Chemical Petróleo 249 Arcelor Mittal Luxemburgo 207 NTPC Índia 201 RWE Alemanha 167 GDF Suez França 153 Duke Energy Estados Unidos 136 Gazprom Rússia 132 Exxon Mobil Estados Unidos 126 E.ON SE Alemanha 121 Enel SpA Itália 116 American Electric Power Estados Unidos 115 Nippon Steel & Sumitomo Japão 114 Holcim Suíça 102 The Southern Company Estados Unidos 102 Lafarge França 93 Posco Coreia do Sul 88 Royal Dutch Shell Holanda 83 EDF França 81 Petrobras Brasil 73.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: MSN