SEÇÕES

EUA divulgam vídeo de lançamento de 'mãe de todas as bombas'

O artefato foi lançado pela primeira vez nesta quinta.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira (14) imagens do lançamento no Afeganistão da bomba GBU-43, conhecida como "a mãe de todas as bombas", nesta quinta.

O artefato foi lançado pela primeira vez nesta quinta no distrito de Achin, que fica na província de Nangarhar, perto da fronteira com o Paquistão, para atacar túneis e cavernas usadas pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) na região.

As imagens aéreas mostram o momento em que a conhecida como "mãe de todas as bombas" cai na ladeira de uma montanha e uma imensa coluna de fumaça e escombros aparece após a explosão.

Segundo o governo afegão, o ataque matou 36 membros do EI e destruiu cavernas e munições do grupo. O EI, o entanto, negou baixas pelo ataque, segundo um comunicado divulgado por sua agência de notícias "Amaq". Agência filiada aos extremistas afirmou que não houve "nenhum morto nem ferido após o ataque americano ontem em Nangarhar com um míssil de tipo GBU-43/B", citando a uma fonte não identificada.

Segundo o general Daulat Waziri, porta-voz do Ministério da Defesa do Afeganistão, nenhum civil morreu no ataque. Waziri disse que o ataque foi necessário porque entrar no complexo de cavernas era extremamente difícil. Segundo ele, alguns túneis tinham 40 metros de profundidade, e o complexo era cheio de minas.

"Esta foi a arma certa para o alvo certo", disse o general americano John W. Nicholson, comandante da Otan no Afeganistão.

A MOAB, a bomba não-nuclear mais potente já usada, foi desenvolvida durante a Guerra do Iraque e havia sido utilizada apenas em testes realizados pela Força Aérea em 2003.

Questionado por jornalistas na quinta durante um evento na Casa Branca, o presidente americano Donald Trump disse apenas que estava "muito, muito orgulhoso de nossos militares" e que o uso da bomba foi "mais um evento de sucesso".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos