Evento comemora mulher negra latino-americana e caribenha

Evento comemora mulher negra latino-americana e caribenha

Na ocasião também ocorreu o lançamento da Marcha da Mulheres Negras de 2015 que ocorrerá em Brasilia

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (26) DO JORNAL MEIO NORTE

Com música e muita referência às raízes africanas, o dia Internacional da mulher negra latino-americana e caribenha foi comemorada pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí - AYABÁS. O evento também celebrou outras datas importantes nacionalmente como o Dia de Tereza Benguela e da Mulher Negra. Na ocasião também ocorreu o lançamento da Marcha da Mulheres Negras de 2015 que ocorrerá em Brasilia.

A coordenado do Instituto da Mulher Negra, Sonia Terra diz que o evento é importante para dá visibilidade a Mulher Negra e lembrar das mulheres que fizeram historia para o movimento. "Esse dia é comemorado internacionalmente e agora nacionalmente depois que a presidente Dilma instituiu a data nacionalmente. A data nacional é referência a Tereza Benguela, uma quilombola que liderou por mais de duas décadas um quilombo no Mato Grosso, tornando-se simbolo para nós mulheres negras, esse é o legado, não podemos esquecer". conta.

As dificuldade sociais e o cenário atual da qual a mulher negra se encontra foi o tema do debate, pois de a cordo com o Instituto, a mulher negra é a que mais sofre com a discriminação, a violência, a falta de educação e creches para os seus filhos.













Fonte: Rhauan Macedo