Evento discute ações para o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí

O objetivo do encontro é discutiras ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e conhecer a realidade dos 11 municípios que compõem a Planície Litorânea

O Projeto "Nós Fazemos a Diferença no Desenvolvimento Sustentável da Rota das Emoções" promove 05 e 06 de dezembro, na cidade de Parnaíba,oEncontro de Agricultores e Agricultoras Familiares da Planície Litorânea. O objetivo do encontro é discutiras ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e conhecer a realidade dos 11 municípios que compõem a Planície Litorânea. A expectativa é receber 150 pessoas sendo representantes de sindicatos rurais, associações, pequenos produtores, universidades, bancos, prefeituras dentre outros.

A primeira etapa do encontro vai acontecer no dia 05 a noite com a fala do representante da CARE Brasil João Martins, que vai apresentar um histórico das ações que contribuíram para o fortalecimento e organização dos pequenos produtores, depois haverá a fala de um representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, explanando sobre as politicas e projetos do ministério para este setor.

No dia 6 irão acontecer 5 oficinas com os seguintes temas: Cooperativismo como estratégia para a organização e comercialização da produção da agricultura familiar, Turismo Rural na Agricultura Familiar, Papel da Mulher no fortalecimento da agricultura familiar, A proposta do Projeto Sementes como uma ação de protagonismo juvenil no meio rural e Produção de Insumos Agroecológicos. Após as oficinas vai ser realizado um pequeno diagnostico relacionado aos temas, citados acima que vai contribuir com um planejamento para as ações de 2015.

O encontro finaliza com uma exposição dos produtos que são produzidos na região como verduras, frutas, mel e artesanato.

O evento faz parte do Projeto "Nós Fazemos a Diferença para o Desenvolvimento Sustentável da Rota das Emoções", que busca potencializar a capacidade da gestão pública e social dos 14 municípios que compõem a Rota das Emoções para melhor responder as questões sociais, ambientais e econômicas da região - vinculadas ao desenvolvimento do turismo regional sustentável.

Este projeto é uma realização da CARE Brasil, com financiamentos da União Europeia e parceria com a Universidade Federal do Piauí, através dos Projetos Sementes dos Saberes UFPI/CNPq/MDA, Projeto Gestão dos Territórios dos Cocais e Planície e a Rede de Colegiados e Conselhos territoriais do PI. Também apoiam a iniciativa a Universidade Estadual do Piauí, EMBRAPA, FETAG e a Prefeitura de Parnaíba através das Secretarias de Meio Ambiente e do Setor Primário e Abastecimento.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Portal MN