Everglades e Floresta de Madagascar são Patrimônios em Perigo

Parque norte-americano foi incluído a pedido do governo dos EUA

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decidiu nesta sexta-feira (30), durante sua 34ª Sessão, inscrever o Parque Nacional de Everglades, nos Estados Unidos, e a Floresta Subtropical de Madagascar na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

Pela primeira vez, o pedido para entrada de um bem nessa lista foi apresentado pelo próprio Estado Parte. Os Estados Unidos também requisitaram a especialistas do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que visitem o sítio ainda este ano para avaliar seu estado de conservação e dar assistência os trabalhos visando um estado de conservação ideal da área, de modo a retirá-la da Lista em Perigo o mais rápido possível.

O Comitê elogiou a iniciativa dos Estados Unidos em pedir a inscrição na Lista de sítios em perigo, e encorajou a delegação a continuar tomando medidas corretivas para restaurar e preservar o sítio.

Já em relação a Madagascar, o Comitê notou que, apesar da legislação que proíbe a exploração e exportação de jacarandá e ébano, o governo continua a conceder licenças de exportação para a madeira extraída ilegalmente. A entidade também indicou que países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial são sabidamente destinos dessa madeira ilegal.

Fonte: Assessoria