Ex catador recupera 3 mil livros de lixão e se forma em letras

Dorival agora faz doutorado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Formado em letras e hoje com 33 anos, a trajetória de doutor Dorival Gonçalves dos Santos Filho não foi nada fácil. Ele catou no lixo mais de 3 mil obras, incluindo um de seus livros preferidos, Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Durante o tempo em que trabalhava no lixão, Dorival foi juntando milhares de títulos e montou uma biblioteca apenas com o que encontrava.

Ele vivia no lixão desde os 4 anos de idade, na época morava com a mãe, um irmão e três irmãs numa casa na periferia de Piedade, no interior de São Paulo. Eles recorriam ao aterro sanitário em tempos de dificuldade, sempre em busca de comida e outros recursos para sobreviver.

Após concluir a oitava série, Dorival teve que abandonar os estudos porque não conseguia conciliar com os trabalhos temporário com agricultura que buscava para sobreviver. Mas ao completar 21 anos, ele decidiu que precisava sair do lixão e voltar a estudar.

Os professores do ensino médio elogiavam muito seu desempenho escolar, e foi aí que surgiu a ideia de cursar uma faculdade. Dorival prestou o vestibular, aos 24 anos, para o curso de Letras e foi aprovado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis (SP).

Depois de formado, o ex-catador começou a dar aula em escolas públicas e concluiu um mestrado em linguística. Na sequência, entrou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC), onde cursa atualmente seu doutorado, que deve concluir em 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES