Ex-jornalista, princesa Letizia se prepara para assumir o posto de nova rainha da Espanha

Ex-jornalista, princesa Letizia se prepara para assumir o posto de nova rainha da Espanha

A cada dia, a espanhola ganhou mais protagonismo

A abdicação do rei Juan Carlos levará ao trono seu filho, o príncipe das Astúrias, cuja mulher, Letizia Ortiz, é uma ex-jornalista que se prepara para assumir o posto de rainha da Espanha há mais de uma década.

Há 12 dias, os príncipes das Astúrias comemoraram o décimo aniversário de seu casamento. Foram dez anos nos quais Ortiz, 41, não se limitou a manter um perfil de cônjuge.

A ex-âncora de telejornal mergulhou totalmente em sua nova missão quando se casou com o príncipe, no final de 2003 e, desde então, não parou de se transformar, tendo a rainha Sofía, sua sogra, como modelo.

A cada dia, a espanhola ganhou mais protagonismo e conseguiu consolidar um espaço próprio de trabalho, com atividades a favor da infância e a juventude, a educação, a luta contra as doenças penosas e a pesquisa científica.

Tudo isso, sem descuidar das viagens oficiais e dos atos públicos compartilhados com o príncipe, e sempre pendente da educação e a proteção de suas filhas, as infantas Leonor e Sofía.

Uma das maiores preocupações da princesa das Astúrias foi manter, sem descuidar de suas obrigações institucionais, a vida privada o mais discreta possível.

A princesa lançou uma agenda de trabalho própria em outubro de 2006 com a inauguração do colégio "Príncipes das Astúrias", na cidade de Pozuelo de Alarcón, na Comunidade Autônoma de Madri.

Dois anos antes, em novembro de 2004, já tinha realizado seu primeiro ato oficial sozinha, a inauguração do IX Congresso de Academias Ibero-Americanas de História, devido à ausência do príncipe, que precisou ir ao funeral do xeque Zayed bin Sultan al-Nahyan, em Abu Dabi.

Mas o ato no qual é mais visível sua presença institucional com o marido, Felipe de Bourbon, é a entrega dos Prêmios Príncipe das Astúrias, um acontecimento especial para ambos porque se celebra em Oviedo (norte), cidade natal da princesa.

Na última década, os príncipes receberam juntos mais de 7.200 representantes de todos os setores da vida espanhola em 248 audiências com cobertura midiática e intervieram em 1.516 atos oficiais.

Além disso, só a agenda própria de Ortiz a levou a receber mais de 2.100 pessoas em 107 audiências e assistir a 190 atos oficiais.

A princesa contribuiu ainda para consolidar o papel do príncipe Felipe como promotor dos interesses espanhóis no exterior através de 73 viagens nas quais visitaram 38 países de quatro continentes, sem esquecer as 70 visitas de seu marido a 39 países ?incluindo 38 cerimônias de posse ibero-americanas? e duas viagens de Ortiz a Genebra para se reunir com especialistas da OMS.

Há apenas alguns dias, a presença das infantas Leonor, 8, e Sofía, 7, em seu primeiro ato oficial, com seus pais, na tribuna de uma cerimônia militar na base aérea de San Javier reforçou a imagem de continuidade institucional da Coroa.


Ex-jornalista, princesa Letizia será a nova rainha da Espanha

Fonte: Folha