Ex-vereador morre por falta de atendimento em UBS no interior do PI

Nem mesmo a pressão arterial do paciente foi aferida.

Por volta da 5 horas da manhã do dia 13 de junho do corrente ano, o Ex Vereador Ildemiro Monteiro Ferreira, domiciliado na Comunidade Projeto Piauí, a uma distância de 15 Km aproximadamente da sede do município de Alvorada do Gurguéia, precisou de atendimentos Básicos de urgência e solicitou naquela unidade procurando a técnica de enfermagem, identificada como Ana Luiza Ribeiro da Silva, que estava de plantão naquele dia em uma Unidade Básica de Saúde. Segundo informações, a profissional se negou a fazer o atendimento alegando que nada poderia ser feito. Nem mesmo a pressão arterial do paciente foi aferida.

A família de Ildemiro entrou em contato com a equipe médica para encaminhar o paciente ao Hospital de Bom Jesus, a enfermeira disse que não tinha contatos dos médicos, causando ainda mais desespero. O paciente foi então levado para a cidade de Colônia do Gurguéia ( a 35 Km de Alvorada do Gurguéia) em automóvel de passeio, inapropriado para esse tipo de situação. Ildemiro não resistiu e veio a óbito ainda na estrada, sem receber atendimento médico básico.

A família de Ildemiro Ferreira procurou a Rede Meio Norte para manifestar o pesar diante da situação:

Pedimos assim que esta eficiente emissora de Televisão venha a dar repercussão a este caso para que outros pais de família não venha a perder a vida por falta destes atendimentos básicos. Sem contar que este não é a primeira vez que isto acontece por aqui. Infelizmente as pessoas tem medo do regime de ditadura que ainda é adotado aqui no no município por o gestor que é o Sr.Luis Ribeiro Martins, que aterroriza o povo dizendo que ele não teme nada porque tem um irmão que é desembargador do Estado e tudo com ele se resolve .

Pedimos também nesta oportunidade a punição da Diretora da unidade, que é a mesma quem tira plantão de todo Mundo, acumulando função, e ainda dorme diretamente na unidade, e a mesma é concursada no município com a função de auxiliar de serviços gerais . Precisamos também enfocar a cumplicidade da Secretaria Municipal de Saúde a Sr. Maria das Mercês Ribeiro Martins Santiago que já vinha recebendo várias denuncias de maus tratos desta funcionária e nada fez para afasta-la desta função vital para a nossa sociedade antes que tudo isso viesse a acontecer.

Informamos ainda que registramos o Boletim de Ocorrência na Regional da Policia de Bom Jesus, e que o inquérito já está sendo feito, para que essa pessoa sege responsabilizado por o fato e penalizar também o Município por saber das atrocidades cometidas por sua equipe sem que nada tenha sido feito.

De já agradeço a boa vontade de vocês no bom atendimento que tive ai ontem por a equipe por a força que estão me dando diante deste triste episódio.

DENUNCIANTE.

ILDEGILDO MONTEIRO FERREIRA - Alvorada do Gurguéia-PI.

Fonte: Portal Meio Norte / Familiares da vítima