180 mil se inscrevem para Enem no Piauí, diz Seduc

Na edição de 2013, cerca de 1,7 milhões de estudantes deixaram para realizar o procedimento nas últimas horas

ACOMPANHE A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA (22/05) DO JORNAL MEIO NORTE.

O prazo para os estudantes efetuarem as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 termina às 23h59 desta sexta-feira (23). O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os interessados em participar da seleção efetuem o procedimento o quanto antes, já que a tendência é que a procura aumente nos últimos dias, causando uma sobrecarga no sistema. Desse modo para evitar problemas, antecipe-se. Na edição de 2013, cerca de 1,7 milhões de estudantes deixaram para realizar o procedimento nas últimas horas, o que causou transtornos numerosos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) alerta para os períodos mais aprazíveis. A dica é optar pelo início da manhã, até as 9h; à tarde, entre 14h e 17h e à noite, após as 21h. Apesar desse preocupação, a expectativa é que o site esteja preparado para suportar até 200 mil acessos simultâneos. O prazo limite para pagar a taxa de R$ 35 é o dia 28 de maio. Os estudantes da rede pública de ensino e pessoas com renda familiar de até 1,5 salários mínimos estão isentas.

No Piauí, a gerente de ensino médio da Secretaria de Educação (Seduc) Sílvia Suzane, informou que ainda não conseguiu acessar os dados parciais relacionados ao número de inscritos no Estado, porém aponta para um prognóstico. ?A nossa expectativa é que teremos um aumento no comparativa a 2013, portanto acreditamos em 180 mil candidatos no Piauí?, declara.

Fonte: Francy Teixeira