SEÇÕES

Expedição explora patrimônio do Meio Norte do Brasil

Expedição Sertão Colonia parte de Teresina a Oeiras

Oeiras | Alcide Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Expedição Sertão Colonial é um sucesso, com ampla participação da comunidade. Partindo de Teresina, em uma proposta de valorização da Floresta Fóssil e dos rios que banham o meio norte do Brasil, até Oeiras, berço político do Estado, a trupe com mais de 70 participantes, entre gestores públicos e membros da sociedade civil, buscam soluções plausíveis para concretizar o patrimônio piauiense. 

O jornalista Alcide Filho, um dos líderes da ação, avalia de forma positiva a participação das pessoas nesta expedição tão importante para garantir um sentimento de pertencimento para com o Estado. “Partimos às 10h em direção a Amarante, cidade natal do poeta Da Costa e Silva, na margem direita do Rio Parnaíba, de frente para São Francisco do Maranhão, a Expedição Sertão Colonial. São cerca de 40 veículos escoltados pela PRF, com destino também a Oeiras”, explica.

Alcide conta que este é o momento de valorização da história natural do Piauí. “Partimos da Floresta Fóssil, onde tivemos palestras da Fundação Rio Parnaíba sobre a importância da referência da Floresta para Teresina, além do Rio Poti como afluente principal do lado direito do Parnaíba, original do Nordeste. É qualificação da história presente, passada e uma qualificação para o futuro”, acrescenta.

A Expedição Sertão Colonial também tem um viés de empoderamento do empreendedorismo tradicional. “O objetivo da expedição, uma iniciativa do Coletivo Pense Piauí e abraçado pela UFPI e órgãos federais, estaduais e municipais, é chamar atenção para o patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico, artístico e cultural não se dissolva no tempo. Estamos também em Campinas, indo visitar uma das mais antigas fábricas de laticínios, que funcionou durante 50 anos, em uma ação pioneira e de desenvolvimento”, aponta Alcide.

O Grupo Meio Norte também está presente na expedição, representado por Alcide Filho, do “Coiza Nossa”, e Juarez França, do “Caminhos & Trilhas”. “Nossa gente, nossos valores, raízes e experiências são o foco de nossa edição, que começa nesta sexta e vai até sábado. Entidades, pesquisadores, professores, jornalistas e o Grupo Meio Norte estão nessa iniciativa, amplificando as ações no portal, jornal, televisão e rádios”, finaliza o jornalista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos