Faixas exclusivas devem reduzir percurso dos veículos de passeio e ônibus em Teresina

Faixas exclusivas devem reduzir percurso dos veículos de passeio e ônibus em Teresina

A partir de agora, os ônibus que trafegam pelas Ruas Coelho de Rezende e Desembargador Pires de Castro devem ter o tempo do percurso diminuído em cerca de 20%. As vias ligam a zona Norte à zona Sul

Teresina tem, a partir de agora, mais duas faixas exclusivas para ônibus. Elas estão nas Ruas Coelho de Rezende e Desembargador Pires de Castro, que ligam as zonas Norte e Sul da cidade. A sinalização vai diminuir o tempo do percurso dos veículos de passeio e dos ônibus.

Segundo o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), José Falcão, a faixa exclusiva para o transporte coletivo deve diminuir em mais de 20% o tempo percorrido pelos ônibus que trafegam por estas vias.

Com isso, serão beneficiados os usuários das cerca de 25 linhas de ônibus que trafegam pelas duas ruas, tanto no sentido Sul/Norte, como Norte/Sul da cidade.

“Ainda não temos como dizer exatamente de quanto será a diminuição desse tempo, mas na Frei Serafim, por exemplo, diminuiu mais de 20% o tempo do percurso de cada linha que trafega pela via”, disse.

Ele afirmou ainda que as duas ruas foram escolhidas para receber a sinalização devido ao elevado número de linhas de ônibus que passam pela região todos os dias.

O funcionamento da faixa exclusiva será nos dias úteis, no horário das 6h às 21h, e nos sábados o horário será das 6h às 14h. Aos domingos, a faixa fica livre também para o tráfego de veículos, mas assim como nos demais dias da semana, é proibido estacionar.

As duas vias não devem ser as únicas, Falcão adiantou que as Avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia também receberão a faixa exclusiva para transporte coletivo.

“Essas avenidas terão melhoria do asfalto e quando formos fazer a sinalização já pintaremos as faixas exclusivas para ônibus.

Essas faixas devem ser pensadas para locais onde há uma grande quantidade de ônibus todos os dias e tanto as Ruas Pires de Castro e Coelho de Rezende e Frei Serafim, que já tem essa sinalização, quanto as Avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia possuem essa característica”, afirmou.

Nessa primeira semana, agentes de trânsito da Strans estarão no local orientando os condutores. A partir da próxima semana, os condutores que desrespeitarem a faixa exclusiva serão multados.

“Os carros de passeio só poderão adentrar essa faixa quando forem fazer alguma conversão ou quando precisarem ter acesso a algum estabelecimento comercial ou residência que fique no mesmo lado da faixa de ônibus”, explicou.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Pollyana Carvalho