Problemas que atrasaram sistema do Detran já foram resolvidos, afirma diretor

Problemas que atrasaram sistema do Detran já foram resolvidos, afirma diretor

As falhas no sistema do Detran inviabilizam a emissão de taxas e a retirada de carteira de habilitação

As falhas no sistema do Detran inviabilizam a emissão de taxas, a retirada de carteira de habilitação, a liberação de exames clínicos e o recebimento de dados de autoescolas. Tem sido assim nos últimos 15 dias e a maioria dos problemas são oriundos da queda do sistema.

?No meu caso foi a queda do sistema que fez a emissão da taxa não dar certo. Até agora eu não consegui porque eu sei que estava fora do ar, vou voltar de novo pra ver se dar certo. Estou faltando o trabalho para vir resolver esse problema e há 15 dias minha moto está apreendida e não consigo emitir os boletos para pagar e liberar?, declara uma das pessoas que aguardava na fila do Detran e que foi entrevistada pelo repórter Ricardo Moura Fé para a Rede Meio Norte.


Lentidão e irregularidades no Detran Piauí irritam motoristas

"No momento está tudo regularizado" diz Diretor do Detran-PI

O Diretor do Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), Antonio Vasconcelos, afirmou em entrevista para o Agora que os problemas que estavam atrasando e inviabilizando o sistema do Detran foram resolvidos.

Antonio Vasconcelos justifica os problemas com o fato da falta de manutenção e substituição de máquinas. "Quem cuida da informática do Detran é o próprio órgão com sua grande maquina que está. Essa máquina é sediada dentro da T.I (Tecnologia da Informação), historicamente é uma máquina muito velha e antiga" pontua.

Na entrevista o diretor também afirma que não vê todo esse problema como um "bicho papão", que é natural. "É uma coisa inevitável, não vejo isso como um bicho papão, acontece com todo mundo". Segundo ele, o Detran passa por um periodo de transição, troca de aparelhos e por isto pede mais paciência por parte da população.

Quando o sistema volta, é inevitável que por todo o Detran existam logas filas. ?Muitas pessoas já estão indo embora porque com o sistema fora do ar os funcionários do Detran já estão despachando, mas quando o sistema está no ar é uma loucura e acumula-se muitas pessoas?, revela.

Conseguir exames clínicos também é complicado no Detran-PI. Os portadores de deficiência tem dificuldade para a realização desses exames com médicos. ?A gente faz dias que procura vir aqui para fazer esses exames e nunca dá certo. Primeiramente disseram que o médico estava de licença, só tem um e cada dia o processo vai demorando mais sem que a gente tire a carteira de habilitação?, explica o motorista.

A troca de equipamentos estaria causando essas complicações, mas essa não é o único problema já que a figura do despachante legal. Há também denúncias de que ocorra a venda de senhas e de pessoas que esperam alguns desavisados para ganhar dinheiro extra.

Veja entrevista completa

Fonte: Marcilany Rodrigues