Falta de sinalização causa mortes em vias de Teresina

No último sábado (13), um acidente envolvendo um carro e uma moto causou a morte da jovem Raylane dos Santos, de apenas 17 anos

A frequência de acidentes no cruzamento da Avenida União com a Rua Sotero Vaz, na zona Norte de Teresina, tem mobilizado os moradores para instalação de sinalização na área.

No último sábado (13), um acidente envolvendo um carro e uma moto causou a morte da jovem Raylane dos Santos, de apenas 17 anos, comovendo os moradores da área que alertam para os perigos da região.

Conceição de Maria Alves, mãe da vítima, está muito abalada com a morte da filha que passou três dias em coma e faleceu na terça-feira (16) por morte cerebral.

A mãe relata que os órgãos da adolescente foram doados e faz um apelo para que a sinalização do local seja providenciada para que esses episódios trágicos não se repitam. "Ali é muito perigoso e não foi o primeiro acidente. Lá está precisando de sinalização para evitar o que aconteceu com minha filha", declara.

A educadora física Maria do Socorro, que trabalha numa academia próxima ao cruzamento, adverte que constantemente acontecem pequenos e grandes acidentes no local.

Segundo ela, nos horários de pico - 08 horas, meio-dia e às 18 horas - o barulho de buzinas, xingamentos e freadas bruscas são recorrente. Ela afirma que as principais causas das infrações são a invasão da preferencial, ultrapassagens ou uma simples mudança de faixa.

"Esse cruzamento é altamente perigoso. Toda semana a gente escuta relatos de acidentes. Há necessidade de faixa de pedestre, pois tem muito desrespeito com quem anda a pé. Além disso, tem a parada de ônibus, e tudo isso é um agravante.

Talvez um sinal diminua muito um número de acidentes que tem aqui", relata, cobrando semáforos, faixa, placas e demais providências que minimizem os riscos do local.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), uma análise está sendo feita para verificar a necessidade de semáforo na área, garantindo que a sinalização será reforçada. Provavelmente será instalado um semáforo binário.

Fonte: Vicente de Paula