Faltam cirurgiões pediatras no PI

Faltam cirurgiões pediatras no PI

O ideal para o tamanho do Estado seriam pelo menos 30 profissionais dessa área

O estado do Piauí se encontra em grande déficit no número de cirurgiões pediatras, são 11 ao todo em todo Estado, sendo três afastados, devido problemas de saúde. O diretor do Hospital Infantil de Teresina, Dr. Edinaldo Miranda declarou que o Piauí tem uma carência muito grande desses profissionais no mercado e listou alguns dos motivos pela falta de cirurgiões ortopedistas.

?As principais causas para falta desse profissional é a formação acadêmica que leva cerca de, 12 anos, a falta de estruturação do Governo, assim como o salário?, afirmou o médico. Segundo o Doutor para suprir a necessidade do Estado, seriam necessários, pelo menos, 30 profissionais dessa área.

No interior do Piauí, não há nenhum cirurgião pediatra o que lota a capacidade da capital, de acordo com o Dr. Edinaldo Miranda, pequenas cirurgias poderiam ser realizadas nos municípios no interior, ?Não temos muitos profissionais em Teresina e nem atrativos para trazer profissionais de outros Estados, no interior poderiam ser realizadas cirurgias de pequenos portes, como a de fimose?, completou Miranda.

Fonte: Waldelúcio Barbosa