Fapepi concede bolsas para docentes da Uespi

Os interessados devem enviar suas propostas à Fapepi, em duas vias, sendo uma impressa e uma eletrônica em CD

Com o objetivo de conceder bolsas de mestrado e de doutorado aos professores do quadro efetivo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) lançou chamada pública para o Edital do Programa de Capacitação Docente da Universidade Estadual do Piauí (Fapepi/Uespi), a fim de otimizar e ampliar o quadro de pessoal qualificado, com o intuito de promover e fomentar a pós-graduação stricto sensu dessa instituição.

Para esta chamada serão disponibilizadas duas modalidades de bolsas: uma para Doutorado, no valor mensal de R$ 1.800,00; e outra de Mestrado, no valor mensal de R$ 1.200,00. A bolsa será concedida pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite de 48 meses para doutorado, e de 24 meses para mestrado, sendo os referidos limites improrrogáveis. A bolsa será encerrada quando completar o tempo regular para a conclusão do curso stricto sensu, conforme declaração fornecida pelo Programa de Pós-Graduação.

Os interessados devem enviar suas propostas à Fapepi, em duas vias, sendo uma impressa e uma eletrônica em CD, juntamente com a documentação, para a sede da Fapepi, até 30 de outubro do corrente ano, no seguinte endereço: Centro Administrativo, Bloco G, Térreo, Av. Pedro Freitas, S/N, São Pedro, CEP: 64.018-200 - Teresina - Piauí.

Vale lembrar que as solicitações serão recebidas pela Fapepi em fluxo contínuo, durante o exercício vigente. Eliane Moraes, coordenadora do Programa, explica como serão disponibilizadas as bolsas em suas referidas modalidades. ?As bolsas serão disponibilizadas em fluxo contínuo, desta forma, serão implantadas, prioritariamente, as bolsas de mestrado disponíveis, que são remanescentes da primeira etapa. Quanto às bolsas de doutorado, estas serão implantadas até outubro/2010 e são bolsas remanescentes dos doutorandos em fase de conclusão de curso, agora em 2010", esclare Eliane.

As propostas serão submetidas à concorrência, onde, inicialmente, serão analisadas de acordo com as condições e requisitos apresentados no Edital. O julgamento das propostas será realizado pela comissão de bolsa da Fapepi e um representante da Uespi.

A comissão levará em consideração como critérios para a seleção dos bolsistas: o mérito técnico-científico do projeto; o regime de trabalho, prioritariamente, Dedicação Exclusiva (DE), seguido de Tempo Integral (40h) e excepcionalmente 20h; a área de atuação do bolsista, tendo prioridade àquela que a Uespi precisa para implantar um curso de Pós-Graduação stricto sensu, dentre outros critérios.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br