Faxina nos Bairros: em sua 40ª edição 4 mil toneladas recolhidas

A meta do programa é combater o mosquito Aedes aegypti

A Operação Faxina nos Bairros da Prefeitura de Teresina chega a sua 40ª edição com 4462 toneladas de lixo recolhidas em toda a cidade. A atividade, que amanhã (22) contempla o bairro Horto Florestal, tem como meta combater o mosquito Aedes aegypti - transmissor da zika, dengue e chikungunya - por meio de um mutirão de limpeza realizado todos os sábados.

A partir das 8h da manhã, as equipes de limpeza e educação em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste se concentrarão na Unidade Básica de Saúde Planalto Ininga para dar início aos trabalhos. Será contemplado o quadrante formado pelas avenidas Juiz João Almeida, Homero Castelo Branco, Presidente Kennedy e Visconde da Parnaíba.

Durante a semana, os agentes comunitários de saúde da área percorrem as residências orientando seus moradores para que recolham todo o lixo de suas casas e depositem na porta de suas casas no sábado, quando serão recolhidos pelas equipes de limpeza. “O diferencial da faxina para a limpeza de rotina é que são recolhidos também materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia”, afirma a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população.

Com a colaboração da população, a FMS tem centrado suas ações em evitar o acúmulo de lixo pela cidade, pois eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito. Com a chegada das chuvas, esta atenção precisa ser redobrada. “A população precisa ficar atenta e criar o hábito de manter sua residência e arredores sempre limpos. As atitudes rotineiras trazem muitos benefícios à saúde, não apenas em evitar zika, dengue e chikungunya como também outras doenças decorrentes de falta de higiene", alerta Oriana Bezerra. 


4462 toneladas de lixo recolhidas
4462 toneladas de lixo recolhidas


Fonte: Portal MN