Faxina nos Bairros: em sua 40ª edição 4 mil toneladas recolhidas

A meta do programa é combater o mosquito Aedes aegypti

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Operação Faxina nos Bairros da Prefeitura de Teresina chega a sua 40ª edição com 4462 toneladas de lixo recolhidas em toda a cidade. A atividade, que amanhã (22) contempla o bairro Horto Florestal, tem como meta combater o mosquito Aedes aegypti - transmissor da zika, dengue e chikungunya - por meio de um mutirão de limpeza realizado todos os sábados.

A partir das 8h da manhã, as equipes de limpeza e educação em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste se concentrarão na Unidade Básica de Saúde Planalto Ininga para dar início aos trabalhos. Será contemplado o quadrante formado pelas avenidas Juiz João Almeida, Homero Castelo Branco, Presidente Kennedy e Visconde da Parnaíba.

Durante a semana, os agentes comunitários de saúde da área percorrem as residências orientando seus moradores para que recolham todo o lixo de suas casas e depositem na porta de suas casas no sábado, quando serão recolhidos pelas equipes de limpeza. “O diferencial da faxina para a limpeza de rotina é que são recolhidos também materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia”, afirma a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população.

Com a colaboração da população, a FMS tem centrado suas ações em evitar o acúmulo de lixo pela cidade, pois eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito. Com a chegada das chuvas, esta atenção precisa ser redobrada. “A população precisa ficar atenta e criar o hábito de manter sua residência e arredores sempre limpos. As atitudes rotineiras trazem muitos benefícios à saúde, não apenas em evitar zika, dengue e chikungunya como também outras doenças decorrentes de falta de higiene", alerta Oriana Bezerra. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES