Faxina nos Bairros continua neste sábado em Teresina

Para eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

A operação Faxina nos Bairros chega a sua sexta edição neste sábado (23) com equipes trabalhando em todas as zonas da cidade para eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A concentração desta etapa será no Parque Lagoas do Norte, onde também haverá uma colônia de férias para as crianças da região.

Fora o Lagoas do Norte, as equipes da Fundação Municipal de Saúde e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estarão na região do Morro da Esperança (zona Norte), Distrito Industrial (zona Sul), Uruguai (zona Leste) e Renascença II (zona Sudeste). “Os bairros estão sendo escolhidos pela ordem nos números do índice de infestação pelo mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya”, informa o presidente da FMS, Francisco Pádua.

A divulgação do evento está sendo reforçada junto às associações de moradores dos bairros e por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) e agentes de endemias. Eles avisam à população para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. No sábado, o caminhão de limpeza percorre as ruas e recolhe este material. “Além da limpeza, é feito também um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito”, diz Smithanny Barros, diretora de Ações Assistenciais da FMS.

A Prefeitura de Teresina está empenhada em acabar com o Aedes aegypti e evitar a proliferação das doenças transmitidas por ele, bem como as consequências como a microcefalia em bebês. Além das faxinas, estão sendo realizadas ações educativas em toda a capital e operações de ingresso forçado a imóveis com suspeitas de focos do mosquito, seguindo determinação do decreto de emergência sanitária que está em vigor atualmente.

“Antes a nossa preocupação era só a dengue, mas agora o mosquito pode transmitir outras doenças, como a zika, que pode causar microcefalia em bebês”, alerta o Firmino Filho. “A melhor forma de evitar estas doenças é promover uma mudança de comportamento. Nós estamos sempre recebendo informações sobre prevenção, e agora é a hora de pôr este conhecimento em prática”, completa ele.

Faxina nos Bairros  (Crédito: Divulgação )
Faxina nos Bairros (Crédito: Divulgação )
Fonte: Com informações do Assessoria