Fazenda da Paz promove caminhada e busca alertar todo o Piauí sobre as drogas

Fazenda da Paz promove caminhada e busca alertar todo o Piauí sobre as drogas

Acontece no próximo dia 22 de junho a caminhada 1 Minuto pela Vida

Prestes a completar 20 anos de atividade, a Fazenda da Paz já se prepara para a quinta edição da ?Caminhada 1 Minuto Pela Vida?. Com o apoio do Sistema Meio Norte de Comunicação, o evento viabiliza uma visão estratégica sobre as drogas no Piauí e aponta caminhos para a prevenção; a conscientização é o mote principal, espalhando ideias inovadoras, que contribuem efetivamente para o bem estar social.A ação está marcada para o próximo dia 22 de junho.

Nas lutas travadas contra a dependência química, o apoio de todos que fazem parte do universo do paciente é primordial, as oportunidades devem surgir e nortear para uma vida mais saudável, livre de qualquer empecilho causando por este mal. Angariando discussões atuais a cada ano, desta vez o foco está em um alerta sobre a violência. ?Nesta edição trabalharemos com essa temática, visando iniciativas que ajudem a solucionar a questão?, aponta o fundador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa.

Em época de Copa do Mundo, a realização vem a oferecer uma amplitude relevante para a problemática. ?Estamos aproveitando para conscientizar toda a sociedade e mostrar a indignação da família quanto à liberação das drogas, até mesmo em relação ao álcool nos estádios?, destaca Barbosa. Pioneira no Estado, a Fazenda da Paz já atendeu mais de 15 mil pessoas, sendo que 8,6 mil foram internadas, das quais 40% estão inseridas no mercado de trabalho.

?Esses dados de inserção são computados apenas após dois anos do fim do tratamento?, revela. O fundador do projeto comemora a evolução e a mudança conquistada. ?Hoje muitos que passaram pela Fazenda são advogados, psicólogos, enfermeiros, enfim muitas pessoas?, conta.

A concentração da caminhada acontecerá na Avenida Frei Serafim a partir das 7h da manhã e segue até a Câmara Municipal, onde será realizada uma audiência pública. Os kits com a camiseta podem ser adquiridos no escritório da Fazenda da Pal, localizado na Rua Tibério Nunes entre os dias 17 e 21 de junho. ?Os interessados devem levar apenas 1kg de alimento. Vale lembrar, porém, que o número de kits é limitado, então quanto mais cedo adquiri-lo, melhor?, detalha Célio Barbosa.

Ajudar é preciso

No contínuo processo de eliminação da dependência, o apoio torna-se indispensável. Todo o tratamento é oferecido gratuitamente pela Fazenda da Paz, assim, parcerias fazem da divulgação a válvula propulsora das iniciativas da instituição.

Segundo o diretor de Jornalismo do Sistema Meio Norte de Comunicação, José Osmando, é uma satisfação fazer parte de um projeto louvável e que contribui para o bem-estar social. ?Há o papel de dar visibilidade às ações no sentido de prevenção e combate às drogas. Nós ficamos muito contentes em participar de um evento de responsabilidade como é a caminhada 1 minuto pela vida?, aponta.

Osmando ainda reflete a consagração da ação no calendário piauiense. ?É um movimento que envolve as famílias, jovens e educadores e contribui para uma reflexão sobre um mal grave nos nossos dias?, completa.

Abarcando pacientes de todas as classes sociais, o fundador e coordenador da Fazenda da Paz revela que não há preconceitos, o preceito principal está na ajuda ao próximo. ?O sistema Meio Norte é muito importante na divulgação, ajuda a levar nossa mensagem para outras pessoas de modo que possamos ajudá-las?, reflete.

?Faça da sua vida uma vitória? Este é o lema da caminhada deste ano. Cada dia é um novo desafio, uma nova batalha, os pacientes da Fazenda da Paz se esmeram em contar as horas e até mesmo os minutos em que ficam ?limpos?; a derrota é temida constantemente, viver sob a sombra de um passado difícil não é fácil, quando as 24 horas se encerram é uma vitória conquistada. ?Nossa luta é para salvar vidas, fomos buscar esse lema, vamos ajudar o próximo a ser um vitorioso, para que possamos encontrar soluções juntos?, afirma Célio Barbosa. Desse modo, a caminhada é um ato de cidadania. ?Ao final da caminhada ocorrerá uma audiência na Câmara para discutir leis que ajudem no combate e prevenção às drogas?, destaca .

Barbosa revela que a expectativa é que o evento deste ano supere o de 2013, quando mais de 12 mil pessoas compareceram. Mobilização é a palavra-chave, para mudar a realidade não fortuita que envolve esse mal, a participação da sociedade é imprescindível. ?Vamos contribuir. A Fazenda da Paz não cobra, estamos aqui para atender qualquer pessoa. Ela foi construída para quem não tinha recurso financeiro, mas recebe todos, portanto, vamos nos unir?, completa.

O vício em drogas é um problema de saúde pública, a instituição faz um dos melhores trabalhos do Brasil, obtendo esse reconhecimento pelo Ministério da Saúde. Atualmente atende 180 pacientes, sendo que 120 são financiados. A Fazenda da Paz conta também com o apoio da CEDROGAS (Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas ) e do Governo Federal.

Fonte: Francisco Lima e Francy Teixeira