Fazenda da Paz realiza graduação de mais um grupo de assistidos na zona rural

Fazenda da Paz realiza graduação de mais um grupo de assistidos na zona rural

O evento marcou mais um passo importante dado por aqueles que agora levarão uma vida fora do centro de tratamento

Mais um grupo de pessoas assistidas pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz finalizaram as etapas do Programa de Tratamento de Dependência Química. Durante a solenidade, cada uma das cinco pessoas recebeu o certificado por terem concluído a graduação, que durou 12 meses. Pais, parentes, amigos, ex e atuais atendidos pela entidade estiveram presentes no evento, que aconteceu durante a manhã de ontem (17), na unidade que fica localizada na zona rural de Timon.

De acordo com coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luís Barbosa, o evento marcou mais um passo importante dado por aqueles que agora levarão uma vida fora do centro de tratamento. ?Há um ano dependentes chegaram, junto com a família, totalmente debilitados em todos os sentidos. Essa graduação é sinônimo de renovação, de que estamos devolvendo eles limpos. O período de um ano é difícil, a rotina do dia a dia muda, mas conseguimos?, destaca.

O tratamento recebido consiste, segundo Célio, ?primeiramente por um momento de desintoxicação, não só do organismo, mas de pensamento, de alma. Temos um tripé, que é a oração, trabalho e disciplina. Além da conscientização, que é uma técnica para a firmeza. Um homem que tem consciência do que quer consegue andar com suas próprias pernas?.

Para os pais, o dia da graduação se resumia a uma palavra: alegria. Para a mãe de Paulo Victor, um dos que concluíram as etapas do programa, fora da Fazenda da Paz se iniciará mais uma fase, em que a família precisa acompanhar para que seu filho continue perseverante. ?É muito gratificante esse dia, estou muito feliz. Agora temos que procurar fazer com que ele continue a seguir tudo o que aprendeu aqui. Em casa será a parte mais difícil, e que a gente precisa estar junto para não desistir?, disse.

Para Mário Roberto, que recebeu o certificado da conclusão de uma etapa, após 1 ano em que passou recluso na Fazenda da Paz, esse dia era muito aguardado. ?Aqui, durante esse ano, eu consegui as ferramentas necessárias para ter uma vida tranquila lá fora, que vai ser a parte mais difícil e mais importante?, conta.

Os pais de Mário também demonstraram felicidade durante o evento. Para a mãe, Maria José, essa não é uma vitória somente para o filho, mas para toda a família, que soube ouvir o pedido de socorro de Mário. ?Há um ano, quando meu filho veio para Fazenda da Paz, foi quando eu passei a viver. Foi um momento que eu esperei muito?, relata.

O pai de Mário, Edvaldo Alves, afirma que o dia era de comemoração, por conseguir superar todas as atribulações que surgiram. ?Meu filho ter sido acolhido pela Fazenda está sendo uma verdadeira paz para nós. Ela nos acolheu e nos deu a vitória?.

Fonte: Wheryka Carvalho