Fazendeiro brasileiro que achou meteorito espera ficar milionário

Fazendeiro brasileiro que achou meteorito espera ficar milionário

Objeto espacial confirmado pela Nasa caiu há 20 anos em fazenda goiana. Dono guardou a pedra em local secreto e quer vendê-la por um "bom valor"

O fazendeiro Eli Oliveira espera ficar milionário vendendo o meteorito que caiu há vinte anos em sua propriedade rural, em Campinorte, na região norte de Goiás. Em 2008, pesquisadores da agência espacial norte-americana (Nasa) confirmaram que a pedra é mesmo um asteroide que caiu na Terra no passado.

A pedra pesa cerca de 2 toneladas e 75 cm de diâmetro. Com essas dimensões, é um dos três maiores meteoritos já encontrados no país, segundo o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Meteoritical Society. O tesouro do fazendeiro está guardado, mas ele não revela onde e não deixa ninguém chegar perto. A expectativa de Eli é vender o meteorito por um "bom valor".

O fazendeiro conta que andava pelo pasto quando viu a pedra diferente e decidiu tirá-la de lá. ?Trouxe uma caminhonete pra pegar, arrumei um laço e amarrei. No que puxei a pedra, ela nem saiu do lugar e o laço arrebentou. Fui atrás de um trator, que veio com a pá e levantou a pedra até a carroceria da caminhonete. Ela quebrou a carroceria toda e cortou os pneus, mas devagarzinho levei?, relembra Eli.

Estranhando a aparência metálica da pedra, o dono da fazenda mandou uma amostra para ser analisada primeiramente por uma pesquisadora brasileira, que depois encaminhou o material para a Nasa. Os estudiosos norte-americanos comprovaram que se tratava realmente de um meteorito, em 2008. O registro da pedra está disponível no site do Lunar and Planetary Institute, instituição parceira da Nasa.

Fonte: G1