Feira da Economia solidária inicia no Centro Administrativo em THE

O evento será realizado até o próximo dia 7 de outubro

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) iniciou na manhã desta quarta-feira (05), a décima edição da Feira da Economia Solidária. O evento será realizado até o dia 07 de outubro e acontece no pátio do Centro Administrativo em Teresina.

A Economia Solidária conta com iniciativas de participações de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.

O objetivo central da feira é dar visibilidade aos pequenos produtores, fomentando assim a economia solidária, aumentando as rendas e melhorando a qualidade de vida dos participantes. A exposição é aberta ao público e conta com grande diversidade de empreendimentos.


Feria da Economia Solidária
Feria da Economia Solidária


Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, ressaltou a importância da feira para economia do estado. “Nós da Setre buscamos incentivar um país sem desigualdade e a feira da economia solidária é um evento que vem nos mostrando cada vez mais resultados em cima disso. Nossa intenção é fazer com que a feira cresça e possa ajudar ainda mais os produtores que nela expõem seus produtos” concluiu o secretário.

Na feira são disponibilizados produtos de artesanatos em tecido, madeira e cerâmica, recicláveis e orgânicos. De vestuários e confecções a comidas, bebidas e produtos em fibra e talo de buriti. Até o mês de setembro a feirinha já movimentou cerca de 400 mil reais e a expectativa é que esse número seja elevado nas próximas edições do evento.

Marilene do Vale é produtora de bonecas de panos e fala da importância da feira. “Eu fiquei muito feliz quando fui convidada para expor, aqui eu divulgo meu trabalho, ganho vários clientes e já vendi muitos produtos. Sou grata a Setre e acho de extrema importância essa iniciativa de ajudar a economia solidária”, ressaltou a produtora.

A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. É nessa perspectiva que a Setre trabalha para a realização das feiras e concretização dos objetivos esperados pelo projeto.

Feria da Economia Solidária
Feria da Economia Solidária
Feria da Economia Solidária
Feria da Economia Solidária




Fonte: Portal MN