Feira dos Municípios reunirá o que há de melhor na culinária do Estado do Piauí

Feira dos Municípios reunirá o que há de melhor na culinária do Estado do Piauí

Feira em 2013 será vitrine da gastronomia

A Feira dos Municípios deste ano, que será realizada no período de 6 a 9 de novembro no espaço de evento da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), no Bairro Redenção, zona Sul de Teresina, vai reunir o que há de melhor na culinária do Piauí em único lugar e será a vitrine para a cultura e potencialidades dos municípios. No local será montado um palco para que as cidades possam difundir as atividades culturais e folclóricas.

A feira, que que é realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com a Kalor Produções, terá transmissões ao vivo da Rede Meio Norte nos quatro dias do evento. Urias Moura, diretor da Kalor Produções e da Rede Meio Norte, disse que o evento tem uma grande importância por estimular a integração dos municípios e promover a cultura e as potencialidades das cidades piauienses.

?A Feira dos Municípios está sendo bem organizada e será um sucesso de público e de participação dos municípios. A Kalor Produções está muito satisfeita com esta parceria e com os resultados. Vale ressaltar que a Rede Meio Norte fará transmissões ao vivo da feira durante os quatro dias, mostrando as potencialidades dos municípios e o que há de melhor da nossa cultura?, falou Urias.

A coordenadora comercial da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Reusa Maria Figueiredo, disse que os municípios interessados em participar da feira devem se apressar porque restam poucos estandes a ser comercializados para o evento. Ela falou que este ano, os prefeitos estão se organizando em grupos para que a feira seja mais participativa.

?Os prefeitos estão nos procurando e dizem que acharam melhor se unir em grupos e ter uma maior organização para mostrar o que seus municípios têm de bom e de mais importante?, disse Reusa Maria Figueiredo.


Feira dos Municípios reunirá o que há de melhor na culinária do Piauí em único lugar

Produção de grãos será mostrada por cidades da região dos cerrados

Na feira deste ano, os visitantes vão conhecer o que há de melhor também na área de produção de grãos de qualidade. É que o grupo dos 13 municípios da região dos Cerrados já confirmaram a participação, que são Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Manoel Emídio, Floriano, Sebastião Leal, Bertolínia, Baixa Grande do Ribeiro, Landri Sales, Porto Alegre do Piauí, Antônio Almeida, Jerumenha, Guadalupe, Canavieira e Marcos Parente, dentre outros.

Nove municípios fazem parte da região dos Carnaubais, dentre eles Campo Maior, Sigefredo Pacheco e Cocal de Telha. Já os 22 municípios da região do Médio Parnaíba Piauiense, dentre os quais, Angical, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Água Branca, Palmeirais, Amarante, Barro Duro e Lagoa do Piauí, Regeneração e São Pedro do Piauí vão mostrar as potencialidades da região nos estandes da feira.

Muitos estandes foram vendidos agrupados de forma regionalizadas, o que facilita, inclusive a exposições dos produtos e dos serviços prestados. Isso é interessante tendo em vista que vai fazer fortalecer o Piauí, dentro da vocação de cada região, porque fará com que quem visita a feira vai conhecer o Estado por regiões.

Segundo ainda a organização, grandes municípios já reservaram seu lugar, que vai mostrar as potencialidades, riquezas e tudo que existem de melhor em cada município piauiense.

O presidente da APPM, prefeito Arinaldo Leal, disse que é grande a expectativa para a feira, que já se tornou tradicional no Estado. ?Com certeza teremos uma grande presença de visitantes e grande volume de negócios durante o evento. Está tudo acontecendo como planejado e por isso será um grande sucesso?, disse Arinaldo. (D.B. e R.G.


Feira dos Municípios reunirá o que há de melhor na culinária do Piauí em único lugar

Mais de 50 estandes da feira serão ocupados por filiais de empresas

Estarão expondo empresas não apenas do Piauí, como também de outros estados, como o Maranhão e Santa Catarina. São mais de 50 estandes de empresas privadas mais de 10 de patrocinadores e 10 apenas na Praça de Alimentação, palco de apresentações culturais, além de muitas atrações. Haverá também concurso da Rainha dos municípios.

A Feira dos Municípios é realizada pela APPM em parceria com Kalor Produções, Sistema Meio Norte de Comunicação e apoio do Governo do Estado, Sebrae, Senar, Banco do Brasil e Caixa Econômica, dentre outros.

Arinaldo destacou entre outros pontos importantes da feira, a participação da Associação das Primeiras -Damas do Piauí (APPD) que terá um papel fundamental na exposição das potencialidades nos estandes.

?As mulheres primeiras-damas que fazem parte da associação vêm fazendo um trabalho diário e permanente com realização de cursos os mais diversos, bijouterias, a culinária, que serão apresentados nos estandes dos municípios?, disse.

Segundo ele, a feira será um grande evento que vai mexer com o brilho e a grandeza de todos piauienses. ?É, também, um grande momento de confraternização e integração de todos os piauienses?, completa. As primeiras-damas participarão da organização do evento junto com as Secretarias de Trabalho e Ação Social dos municípios, atuando na parte social e nas áreas ligadas a artesanato e produtos típicos de suas cidades. (R.G.)

Fonte: Raimundo Gomes e Djalma Batista