Feiras aumentam venda de produtos na Agricultura Familiar

As feiras tiveram início no mês de maio deste ano.

O Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Miguel Alves, seguindo o calendário organizado pelo Governo do Estado por meio da SDR, realizou a Feira da Agricultura familiar  “Frutos da Terra” encerrada neste sábado (05) no município. Aproximadamente 50 feirantes participaram da feira desde sexta (04), que conta com apoio do Incra, Semar, Sesc, Emater e representantes de outras entidades e associações.

As feiras tiveram início no mês de maio deste ano e estão sendo realizadas com apoio do colegiado do Território Entre Rios. O primeiro município a organizar o evento foi Monsenhor Gil e, logo em seguida, em União e José de Freitas.

Segundo os organizadores, as feiras voltadas para a agricultura familiar incentivam à comercialização de produtos, mobilizam o consumidor local, além de incentivar a troca de informações entre os agricultores e agricultoras da região, que também têm oportunidade de aprender novas estratégias de negócios nas rodas de conversas, palestras e oficinas.

O diretor da Agricultura Familiar, Antônio Pereira, dando o exemplo de União, ressaltou que apesar da dificuldade da estiagem, ainda são encontrados muitos produtos da roça, como a melancia, feijão verde, fava e de modos especial a macaxeira, que são produtos das comunidades e assentamentos que têm dado bom resultado com a ajuda da irrigação. Pereira também destacou as barracas com artesanato local, comidas típicas e ovinocaprinos.

"Para se ter uma idéia, tem agricultor que sai de uma feira dessas com mais de um salário mínimo, sem contar que recebe encomendas para vendas futuras”, concluiu.


Fonte: Ascom