Feriado prolongado será sem chuva em Teresina, informa meteorologia

Os teresinenses devem sentir ainda mais os efeitos da baixa umidade

Teresina está em estado de alerta devido à baixa umidade do ar, que já teve registro de 18%. No fim de semana e ainda no feriado, os teresinenses devem sentir ainda mais os efeitos da baixa umidade e ainda das altas temperaturas.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, as condições climáticas para os próximos dias são as mesmas que vêm sendo apresentadas nesta semana. “A temperatura vai passar dos 40º C e não há nenhuma previsão de chuva para os próximos dias”, informa a meteorologista.

Até a quarta-feira (21), o teresinense deve se preparar para enfrentar o calor, pois a massa de ar seco atua de forma intensa, garantindo condições de baixa umidade relativa do ar em torno de 25% e altas temperaturas, variando entre 39 e 41° C, no decorrer dos próximos cinco dias.

“Ontem (15), o dia foi predominantemente claro, seco, quente e sem chuvas em todo o Piauí, com temperatura máxima em torno de 41°C e baixa umidade de 25%”, comenta Sônia Feitosa.

A meteorologista explica ainda que os baixos índices de umidade ocorrem devido a uma massa de ar seca, que não foi originada no mar. Ela é responsável pelo bloqueio de chuvas e de ventos úmidos que poderiam soprar do oceano.

“Já as altas temperaturas, acima da média, são decorrentes do el niño. Este é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial”, acrescenta Sônia.

Fonte: Aline Damasceno