Festival Estudantil de Identidade Cultural melhora rendimento escolar

As atividades artístico-culturais oportunizam aos estudantes expressar suas aptidões



Há mais de cinco anos, a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) realiza o Projeto Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí, uma ação educativa cujo objetivo é promover a formação da consciência dos alunos da rede pública para preservar, valorizar e divulgar o Patrimônio Cultural do Piauí.

O Festival Estudantil contempla estudantes da Educação Básica, sendo desenvolvido em todas as Gerências Regionais de Educação. ?O projeto encontra-se na sua sexta edição interagindo dança e música na perspectiva da construção de uma identidade cultural?, informa Eva Rodrigues, supervisora de Arte-Educação da Seduc.

As atividades artístico-culturais oportunizam aos estudantes expressar suas aptidões com o objetivo de identificar, valorizar e incentivar as habilidades individuais e coletivas, também fortalece o espírito crítico e participativo do aluno na busca de uma cultura democrática, de forma a diminuir os problemas sociais evidenciados na comunidade escolar ou local, além de servir para divulgar e valorizar a cultura piauiense.

Para o secretário da Educação, Átila Lira, o festival contribui para que os alunos sintam-se mais ligados à escola, aos colegas e aos professores. ?Apostamos também no potencial da cultura para melhorar o rendimento escolar, minimizar os índices da evasão e para aperfeiçoar o relacionamento entre a escola, aluno e família?, afirmou.

Segundo o secretário, fomentar a cultura nos espaços escolares é de grande importância para a formação plena da cidadania. ?Em conformidade com o projeto político-pedagógico da educação, o Festival Estudantil é mais uma ação pedagógica que propicia o conhecimento da cultura do nosso Estado, estimula a criatividade dos alunos nas diversas linguagens da Arte, e torna o ambiente escolar mais agradável, sem falar que promove a convivência multicultural entre os jovens?, diz Átila Lira.

O processo de execução do Projeto Festival Estudantil de Identidade Cultural consta de três etapas. A primeira é de responsabilidade das Gerências Regionais de Educação, que seleciona 5 grupos, considerando a demanda de alunos. A segunda e terceira seletiva é de responsabilidade da Comissão de Coordenação e Produção, composta por seis membros da Secretaria da Educação e Cultura e um membro da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), que organizam e acompanham as seletivas em todo o Estado.

Cada grupo participante é coordenado por um professor da escola, da disciplina de Arte ou Educação Física. Este mesmo professor realiza um estudo da cultura piauiense junto aos seus alunos. A segunda etapa sempre acontece em Teresina, envolvendo 22 grupos selecionados das GREs, em dois momentos.

No primeiro, participarão onze grupos, dentre eles, seis são selecionados para concorrerem à etapa final. No segundo momento, participam os outros onze grupos, dentre os quais, mais seis são selecionados para concorrerem também na etapa final.

A terceira e última etapa acontece em Teresina, com a participação de doze equipes, dos quais são classificados seis primeiros lugares. Os grupos concorrentes são julgados por profissionais especialistas da área de música e dança. Os grupos concorrentes são formados com no mínimo cinco e no máximo quinze estudantes devidamente matriculados.

A seleção obedece alguns critérios como criatividade (utilização de elementos cênicos, figuras coreográficas e utilização espacial), adequação da coreografia à música, adequação da coreografia ao tema proposto, interpretação, sincronia entre os membros do grupo e técnicas (fluência dos passos utilizados dentro ou não de uma técnica específica).

A Secretaria da Educação garante as despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem dos membros dos grupos, do coordenador e de mais uma pessoa da GRE.

A final do Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí, acontece no dia 19 de setembro, no Theatro 4 de Setembro, com representantes das 21 regiões do Estado.

Fonte: Assessoria Seduc