Fim de ano abre milhares de vagas temporárias em todo país

A seleção deve durar até dezembro

Shoppings centers, agências de trabalho temporário e de recrutamento e empresas, supermercados e lojas selecionam candidatos para vagas temporárias de final de ano em todo o pais. A seleção deve durar até dezembro.

Em geral, as vagas exigem do candidato o segundo grau completo, simpatia, facilidade de comunicação e para trabalhar em equipe.

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), os shoppings centers do país devem contribuir com a abertura de 151,2 mil vagas para trabalhadores temporários no final deste ano. O número representa um aumento de 8% sobre o desempenho registrado no ano passado ? em 2011, o crescimento havia sido de 7%.

As contratações começaram no mês de outubro nas empresas varejistas de grande porte, enquanto as redes menores geralmente abrem suas vagas ao longo do mês de novembro, segundo a Alshop.

As principais funções a serem preenchidas são de estoquista, atendente, vendedor, auxiliar de crédito, repositor, organizador de estoque e Papai Noel.

A estimativa de efetivação de temporários com carteira assinada este ano deve ser de 20% do total, ou seja, cerca de 30 mil dos trabalhadores contratados no fim do ano provavelmente terão emprego nas redes de varejo.

Boa parte das vagas é preenchida por estudantes de faculdade ou do ensino médio e por candidatos com faixa etária entre 18 e 45 anos. Muitos contratados não têm experiência no mercado de trabalho.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é de que 20% das vagas sejam preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego. A entidade prevê a abertura de 155 mil vagas de trabalho temporário em todo o país ? 25% para a indústria e 75% para o comércio (comércio de rua, shoppings e os supermercados). O número é 5,5% maior do que o verificado em 2011, quando foram contratados 147 mil temporários.

De acordo com a Alshop, ter interesse em aprender e auxiliar, espírito de trabalho em equipe, dedicação, boa apresentação e saber ouvir mais do que falar são algumas qualidades que colaboram para a efetivação.


Fim de ano abre milhares de vagas temporárias em todo país

Fim de ano abre milhares de vagas temporárias em todo país

Fonte: G1