Final de Semana: Temperatura máxima em Teresina será de 38º

Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em boletim distribuído pela Gerência de Hidrometeorologia

As chuvas que vêm ocorrendo na capital são decorrentes da instabilidade atmosférica e a flutuação do centro de alta pressão no sentido leste-oeste, auxiliado pelo vento alísio no transporte de vapor e umidade, formando a nebulosidade do tipo cúmulos e cumulonimbus onde ocorrem as turbulências devido aos movimentos verticais ascendentes e causam a condensação das gotas de água no interior das nuvens e provocam as chuvas.

Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em boletim distribuído pela Gerência de Hidrometeorologia, válidos para o período de 16 a 20 de novembro. A tendência do tempo para o fim de semana é de temperatura máxima de 38,0ºC e mínima de 24,0ºC. Não é descartada a possibilidade de eventos extremos no Estado.

Foram registrados moderados índices de descargas elétricas (relâmpagos e trovão), na capital e nas regiões Central e Sul, rajadas de ventos superiores a 15,6 KM/h, pressão atmosférica fluiu entre 1006,5 hPa a 1003,5 hPa, umidade relativa do ar oscilou entre 45% a 75%, temperatura extremas (máxima e mínimas) fluíram entre 24,0°C a 38,0ºC, radiação solar diretamente sobre a superfície do solo foi de 870,4 wm-2 no Estado.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br