SEÇÕES

Firmino e técnicos debatem sobre Projeto de Reabilitação do Centro

O projeto está sendo desenvolvido sob 10 diretrizes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho se reuniu no início da noite de hoje com secretários, gestores e técnicos da Prefeitura de Teresina para dar continuidade às discussões sobre o Projeto de Reabilitação do Centro da cidade. No encontro do hoje foram discutidos aspectos sobre estacionamento e transporte coletivo, na perspectiva de tornar o Centro da cidade um local para usos múltiplos.

Esse projeto está sendo desenvolvido sob 10 diretrizes, com os objetivos principais de tornar o Centro um local mais agradável para que as pessoas voltem a habitá-lo e frequentá-lo tanto para fazerem compras como para o lazer.

Essas 10 diretrizes são: eliminar o protagonismo do automóvel; estimular o uso misto; adequar os estacionamentos; garantir fluxo do transporte coletivo; proteger o pedestre; acolher as bicicletas; criar bons espaços; plantar árvores; criar faces de ruas agradáveis e singulares; e eleger suas prioridades.

No que diz respeito a estacionamentos, a proposta é fazer um estudo do funcionamento dos estacionamentos, avaliar e fazer diagnóstico de custo e benefício, viabilidade e os modelos de concessões possíveis. Já sobre o transporte coletivo, o ponto principal é deixar o sistema de transporte fluir.

“Estamos estudando a legislação, o zoneamento urbano, o adensamento de corredores de ônibus, analisando a expansão urbana do transporte público, já que quem vive numa cidade quer ter acesso a tudo que ela oferece. Portanto, precisamos levar em conta a necessidade de adensamento com qualidade no Centro, alternativas ao uso do carro, qualidade das calçadas, vagas de estacionamentos especial, questão social, como a qualificação do flanelinha e financiamento, que diz respeito  a necessidade de gerar receita para as intervenções no Centro”, disse  prefeito Firmino Filho.

Sob o comando de Constance Jacob, coordenadora da Área Central de Teresina, o projeto inclui a contribuição de diversos órgãos da Prefeitura, que estão colaborando com diagnósticos nos setores de transporte, habitação, arquitetura, mapeamento da área, desenvolvimento econômico, cultura, entre outros. A partir desses diagnósticos, os técnicos estão formatando ideias e discutindo soluções para os problemas.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos