SEÇÕES

Firmino Filho abre maior vantagem na reta final, diz pesquisa

A vantagem de Firmino é de 26 pontos percentuais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho (PSDB) alcança, na véspera da votação, sua maior vantagem na disputa pela Prefeitura de Teresina. 51,38% dos eleitores da capital votam em Firmino, contra 25,38% que escolhem o candidato Dr. Pessoa (PSD). A vantagem de Firmino é de 26 pontos percentuais e garante a vitória do candidato à reeleição no primeiro turno da eleição em Teresina.

É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Grupo Meio Norte de Comunicação. O candidato Amadeu Campos (PTB) aparece em terceiro lugar com 6,62%, sua menor pontuação na série de pesquisas do Amostragem. O candidato Éverton Diego (PSOL) tem 1,62%. Quem Quem (PTN) e a candidata Luciane Santos (PSTU) aparecem, cada um, com 0,62%. Lourdes Melo (PCO) soma 0,38%. Os eleitores indecisos, que ainda não sabem em quem votar ou que preferiram não opinar, são 8,12%. E os que votam em branco ou anulam o voto somam 5,25%.

VOTOS VÁLIDOS - Nos votos válidos, desconsiderando branco, nulo e indecisos, o candidato Firmino Filho soma 59,31%. O percentual garante a vitória do tucano no primeiro turno na disputa eleitoral em Teresina. Firmino está 18,62 pontos percentuais à frente da soma de todos os seus adversários. O candidato Dr. Pessoa alcança 29,29%. Já Amadeu Campos atinge 7,65%. Éverton Diego têm 1,88%. O candidato Quem Quem e Luciane Santos tem, cada um, 0,72%. Lourdes Melo aparece com 0,43%.

FICHA TÉCNICA - A pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte foi realizada de 23 a 25 de setembro com 800 eleitores de 16 ou mais anos residentes e com domicílio eleitoral nas zonas urbana e rural de Teresina. A margem de erro é de 3,39% para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada com o número de identificação PI 06493/2016 – TRE/PI no dia 23 de setembro de 2016.

Rejeição de Firmino Filho cai e de Amadeu Campos sobe

A série de pesquisas do Instituto Amostragem para o Meio Norte na eleição em Teresina mostra que o candidato a prefeito Amadeu Campos registrou uma alta no seu índice de rejeição, enquanto o prefeito Firmino Filho, candidato à reeleição, conseguiu reduzir o percentual de eleitores que não votam na sua reeleição em Teresina.

No levantamento mais recente, 24,75% dos eleitores não votam em nenhuma hipótese no candidato Amadeu. O percentual começou em 18,88%. Já Firmino tem rejeição de 16,63% no levantamento mais recente do Amostragem, o percentual começou em 18,75%. O candidato mais rejeitado entre os que disputam a Prefeitura de Teresina é Quem Quem, com 26,38%. A candidata Lourdes Melo tem rejeição de 19,5%. O candidato Dr. Pessoa é rejeitado por 9% do eleitorado da capital, seguido pelo candidato Éverton Diego por 7,75%.

A candidata Luciane Santos aparece com a menor rejeição no levantamento mais recente do Amostragem, com 7,38%. Os eleitores indecisos que não sabem ou não opinam sobre a rejeição dos candidatos são 4,38%. Os que votariam em branco ou anulariam o voto são 2,5%. E os que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 5,5%. A soma da rejeição dos candidatos ultrapassa 100% porque cada eleitor pode rejeitar mais de um nome na disputa pela Prefeitura de Teresina.

Espontânea: Firmino tem 45,62% e Dr. Pessoa 20,25%

O prefeito Firmino Filho tem 45,62% das intenções de voto espontâneas dos eleitores de Teresina. O candidato Dr. Pessoa aparece em segundo com 20,25%. Já o candidato Amadeu Campos tem 5% na pesquisa espontânea para prefeito do Instituto Amostragem para o Meio Norte.

O candidato Éverton Diego tem 0,75%; Lourdes Melo e Quem Quem aparecem, cada, com 0,38%. Outros candidatos somam 0,24%. Os eleitores indecisos são 19,25% na pesquisa espontânea e os que votariam em branco ou nulo somam 8,12%.

Na pesquisa espontânea não é apresentado ao eleitor entrevistado o disco com os nomes dos candidatos na disputa pela Prefeitura de Teresina. O eleitor apenas é questionado pelos entrevistadores do Instituto Amostragem em quem ele vota para prefeito e responde de forma espontânea o nome do candidato mostrando um voto mais consolidado na disputa eleitoral em Teresina.

72,12% aprovam a gestão de Firmino

A administração do prefeito Firmino Filho, candidato à reeleição, é aprovada por 72,12% dos eleitores de Teresina, segundo a pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte. Os eleitores que não aprovam a gestão são 20,88%. Os que preferiram não opinar somam 7%.

A gestão do prefeito Firmino Filho é considerada ótima (12,75%) e boa (41,88%) por 54,63% dos eleitores de Teresina. Os que consideram a gestão regular são 32,62%. Ruim são 5,12% e péssimo 5,38%. Os que preferiram não opinar somam 2,25%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos