SEÇÕES

Firmino profere palestra na Espanha sobre projetos em Teresina

Um dos projetos de destaque foi o Programa Lagoas do Norte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho ministrou hoje, em Barcelona, durante o Smart City Expo & World Congress, o painel com o tema "Cidades se adaptando a climas mais extremos”. Na sua apresentação, o chefe do executivo municipal explanou sobre o Programa Lagoas do Norte, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e o Projeto de Revitalização do Centro. 

Com o título “Como fazer Teresina Resiliente às Mudanças Climáticas?”, o prefeito  citou como principais questões  a serem tratadas as inundações na capital do Piauí, as altas temperaturas e o tempo seco. Firmino mostrou o cenário do presente, a população e sua economia, o cenário atual, que é de expansão urbana, bem como o aumento das temperaturas na cidade ao longo dos anos.

O Programa Lagoas do Norte foi apresentado pelo prefeito como um exemplo de sucesso para tratar da questão das inundações na zona Norte de Teresina. De acordo com Firmino, 110 mil pessoas serão impactadas positivamente na área de intervenção do Lagoas do Norte, onde será investido até o final das obras R$216 milhões de dólares. O Programa Lagoas do Norte já está na segunda etapa e tem intervenção em 13 bairros da zona Norte de Teresina, beneficiando os habitantes do entorno com melhoria da drenagem urbana, adequação do sistema viário, recuperação de diques, reforço da rede de abastecimento de água, implantação da rede de esgotos, urbanização, construção e melhoria de moradias, entre outras intervenções.

No que diz respeito ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), Firmino enfatizou em sua fala durante o painel a questão do Desenvolvimento Orientado para o Trânsito (TOD), da importância da cidade compacta, da implantação do BRT para a melhoria da qualidade de vida do usuário do sistema de transporte público, da implantação de oito terminais de ônibus para a integração, com 62 estações de ônibus qualificadas e 84 km de corredores exclusivos e linhas de ônibus.

Firmino também falou sobre a  Horta Comunitária do Dirceu, a maior horta urbana da América Latina. São 27 hectares de área contínua que garantem renda para  418 famílias. O prefeito destacou o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Teresina para requalificar o entorno da área que  foi o vencedor do concurso “Cidade para as pessoas”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo da Cidade de Buenos Aires.

O prefeito falou  ainda do projeto do Novo Centro, do Plano de Arborização para a cidade e fechou sua apresentação destacando os desafios para o futuro como lidar com o fogo ao longo de períodos secos em Teresina, a questão da redução dos gases de efeito estufa, bem como a implementação do Plano Diretor de Drenagem  e a elaboração de um Plano Diretor Integral de Resiliência Urbana.

“Nossa participação no Smart City Expo & World Congress foi de grande aprendizado, além de nos sintonizarmos com o que acontece no restante do mundo. Compartilhamos nossas experiências e os projetos desenvolvidos em Teresina e aprendemos também com experiências de cidades bem sucedidas, como é a cidade de Barcelona”, destacou o prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos