SEÇÕES

Firmino venceria no primeiro turno, diz Amostragem

Firmino lidera a corrida eleitoral com 48,25% da intenção de voto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho (PSDB), candidato à reeleição, ampliou a vantagem sobre seus adversários na eleição para a Prefeitura Municipal de Teresina e alcançou margem para vencer no primeiro turno a disputa eleitoral na capital do Piauí. É o que a- ponta pesquisa de intenção de voto estimulada realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Grupo Meio Norte de Comunicação.

Firmino lidera a corrida eleitoral com 48,25% da intenção de voto dos eleitores da capital, seguido pelo candidato Dr. Pessoa (PSD), que tem 28,75%. A vantagem de Firmino sobre Dr.Pessoa é de 19,5 pontos percentuais na pesquisa do Amostragem para o Meio Norte. O candidato Amadeu Campos (PTB) está em terceiro lugar com 9,25%. Em seguida aparecem os candidatos Éverton Diego (PSOL) com 1,12%; Luciane Santos (PSTU) e Quem Quem (PTB), cada um, com 0,38%. A candidata Lourdes Melo (PCO) tem 0,25%. Os eleitores que não sabem ou preferem não opinar em quem votam para prefeito da capital são 7,25%. Os que manifestaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 4,38%.

1º TURNO

Firmino Filho aparece com 54,6% dos votos válidos no levantamento do Instituto Amostragem para o Meio Norte. O percentual, se confirma- do na apuração dos votos, garante a vitória do tucano no primeiro turno, tendo em vista que a intenção de voto em Firmino é superior a soma dos votos válidos de todos os seus adversários, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3,39%. Dr. Pessoa tem 32,53% dos votos válidos e Amadeu Campos aparece com 10,47%. Éverton Diego tem 1,27%, Luciane Santos e Quem Quem têm, cada um, 0,42% e Lourdes Melo alcança 0,28%.

Firmino está 9,21 pontos percentuais à frente da soma dos votos válidos de todos os seus adversários na disputa pela Prefeitura. Os votos válidos é a maneira como a Justiça Eleitoral calcula o resultado da eleição e é determinado pela soma dos votos dados para os candidatos excluindo os votos em branco ou nulos, que não são considerados válidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso da pesquisa eleitoral, também são descartados os votos dos eleitores indecisos, que ainda não escolheram candidato a prefeito em Teresina.

FICHA TÉCNICA

A pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte foi realizada de 16 a 18 de setembro com 800 eleitores de 16 ou mais anos residentes e com domicílio eleitoral nas zonas urbana e rural de Teresina. O levantamento tem margem de erro de 3,39% para mais ou para menos com nível de confiança de 95% e está registrado com o número de identificação PI 05679/2016 – TRE/PI no dia 22 de setembro de 2016.

Na espontânea, Firmino tem 47,25% e Dr. Pessoa 22,62%

O prefeito Firmino Filho também lidera na pesquisa de intenção de voto espontânea do Instituto Amostragem para o Meio Norte. O candidato a reeleição à Prefeitura de Teresina aparece com 47,25%; em segundo lugar está Dr. Pessoa com 22,62%. O candidato Amadeu Campos tem 5,88%. Os candidatos Éverton Diego e Quem Quem têm, cada um, 0,38%. As candidatas Lourdes Melo e Luciane Santos aparecem, cada uma, com 0,12%. Outros candidatos que não estão participando da disputa eleitoral para prefeito, mas foram citados somam 0,24%.

Os eleitores indecisos na pesquisa espontânea são 16,5%. Os que votariam em branco ou anulariam o voto somam 6,5%. Na pesquisa espontânea não é apresentado ao eleitor entrevistado o disco com os nomes dos candidatos na disputa pela Prefeitura de Teresina. O eleitor apenas é questionado em quem vota para prefeito e responde de forma espontânea o nome do candidato mostrando um voto mais consolidado na disputa eleitoral em Teresina.

36,25% rejeitam Quem Quem; 27,25% não votam em Amadeu

O candidato Quem Quem lidera no índice rejeição entre os nomes que disputam a Prefeitura de Teresina. Nada menos que 36,25% dos eleitores da capital entrevistados na pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte garantiram que não votam em qualquer hipótese no candidato do PTN. A candidata Lourdes Melo aparece com a segunda maior rejeição com 28,25%.

O candidato Amadeu Campos aparece na terceira posição no levantamento do Instituto Amostragem quando o tema é a rejeição dos candidatos a prefeito de Teresina. 27,25% dos eleitores afirmaram que não votam de forma alguma no candidato do PTB. Já o prefeito Firmino Filho, candidato à reeleição, tem rejeição de 15,75% do eleitorado de Teresina.

O candidato Éverton Diego, do PSOL, que disputa pela primeira vez o cargo de prefeito, é rejeitado por 14% dos eleitores de Teresina. A candidata Luciane Santos, também estreante no pleito majoritário, tem a rejeição de 12,25% do eleitorado de Teresina. O candidato Dr. Pessoa segue com a menor rejeição entre os candidatos à Prefeitura de Teresina com 8,75%. 5,13% dos eleitores da capital não souberam opinar sobre quem rejeitam na disputa eleitoral para Prefeitura.

Já 3,63% garantiram que não rejeitam nenhum dos candidatos a prefeito de Teresina. Os que votariam em branco ou nulo são 2,63%. A soma da rejeição dos candidatos ultrapassa 100% porque cada eleitor pode rejeitar mais de um nome na disputa pela Prefeitura de Teresina.

68% aprovam gestão de Firmino na Prefeitura

A administração do prefeito Firmino Filho é aprovada por 68% dos eleitores de Teresina. É o que aponta a pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte. 21,88% não aprovam a gestão do prefeito do PSDB. 10,12% preferiram não opinar.

A gestão de Firmino Filho é avaliada como ótima (16%) e boa (35,5%) por 51,5% dos eleitores de Teresina. Para 35,38% a administração é regular; ruim para 5,88% e péssima para 4,75%. Os que não quiseram opinar são 2,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos