Saúde: FMS firma parceria com a SESAPI para criação de leitos

Na ocasião, o presidente da FMS João Rodrigues pontuou algumas dificuldades enfrentadas pelo HUT.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve hoje no programa "Agora", da Rede Meio Norte, e relatou que participou de reuniões nos dias 11 e 12 deste mês, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI) com o intuito de criar uma parceria entre os dois órgãos para traçar soluções estratégicas, visando desafogar o Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT).

Na ocasião, o presidente da FMS João Rodrigues pontuou algumas dificuldades enfrentadas pelo HUT, como por exemplo, a superlotação do hospital. A solução encontrada durante a reunião citada por ele seria a disponibilidade pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV) de 35 leitos para atender parte dos pacientes ortopédicos do HUT.

Segundo João Rodrigues, serão 36 técnicos de enfermagem, divididos em três equipes em cada turno, quatro enfermeiros, maqueiros, auxiliar operacional e administrativo, além de médicos ortopedistas especializados.

O HUT atende diariamente uma média de 230 pessoas, sendo 80 apenas pacientes ortopédicos, informa a assessoria do órgão. Essa demanda é crescente pois são pessoas vítimas de acidentes de trânsito que na maioria das vezes necessitam de intervenção cirúrgica.

Fonte: Andrê Nascimento