FMS investe mais de R$ 1 milhão em aparelhos auditivos em 2018

Confira como ingressar no programa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) mantém o Programa de Saúde Auditiva do Ministério da Saúde desde 2009. O local é responsável pela avaliação multiprofissional das pessoas com deficiência auditiva. Em 2018, foram entregues 1.368 aparelhos auditivos para os pacientes do CISLA, totalizando o investimento de R$ 1.200.000.

“Antes eu não notava que escutava pouco, e comecei a perceber quando assistia televisão. Percebi que só conseguia escutar direito com o volume mais alto. Desde 2014 faço tratamento aqui no Lineu Araújo e hoje consigo escutar bem”, afirma Raimunda Moraes Machado, 55 anos.

O Programa de Saúde Auditiva conta com profissionais como otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, assistente social e psicólogo, que atendem nos períodos de manhã e tarde. Segundo informa a coordenadora Cecita Amorim, o programa tem por objetivo realizar o diagnóstico e a reabilitação de pessoas que apresentam deficiência auditiva, colaborando assim para melhorar a qualidade de vida dos mesmos e reinseri-las na sua comunidade. Em 2018, 550 pessoas ingressaram no programa.

“A população tem acesso a aparelhos auditivos digitais de várias marcas e modelos, desde retroauriculares (que se posicionam atrás da orelha) como os intra aurais (que são personalizados e se posicionam dentro da orelha). Os tipos são indicados conforme o grau e tipo de perda auditiva e comprometimento na qualidade de vida do paciente”, conta a coordenadora Cecita Amorim.

Para ingressar no programa, é preciso apresentar documentos como RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, exame audiológico e laudo médico comprovando a perda auditiva. Pacientes de Teresina podem entregar esta documentação na Central do SUS. Já os pacientes do interior do estado devem se dirigir à Secretaria de Saúde do seu município e aguardar o posterior agendamento.

“Ao ingressar no programa, o paciente comparecerá para consultas, exames audiológicos para avaliação da sua perda auditiva e realização da seleção do aparelho auditivo que melhor se adapte ao seu caso”, explica Cecita Amorim. Uma vez recebido o aparelho auditivo, o paciente passa pelos devidos ajustes e recebe orientações da equipe. “Ele deve ainda comparecer aos retornos periódicos e reavaliações anuais para acompanhamento da perda auditiva e do funcionamento do mesmo”, finaliza a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES