FMS realiza panfletagem sobre dengue, zika e chikungunya em THE

Saiba quais os cuidados que devem ser tomados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para combater a dengue, a chikungunya e a zika, a população e a água não podem ficar parados” afirma Júlia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação Municipal e Saúde (FMS) ao entregar um panfleto durante ação no sábado (28), no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Coelho de Resende, no Centro da cidade, onde foram mobilizados motoristas, motociclistas e pedestres para o combate ao Aedes aegypti.

“Está se aproximando o período das chuvas, época mais comum de ocorrência da dengue. A prevenção da proliferação da doença passa pela eliminação do mosquito e depende do apoio da população, já que ainda não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou vacinas que previnem que a pessoa adoeça. Daí a importância de realizarmos ações como essa que chamam a atenção da população, já que é responsabilidade de todos a eliminação de criadouros do mosquito”, lembrou Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses que também esteve presente na panfletagem.

A equipe do Núcleo de Educação em Saúde montou um estande no local e, com o uso de faixas e material educativo, mobilizou tanto pedestres como motoristas que estavam nos arredores das ruas a aderir às estratégias de combate ao mosquito.

“Como não existem medidas de controle específicas por meio de medicamento, o controle está centrado na redução do mosquito mantendo as casas e terrenos sempre limpos, livre de água parada para eliminar os possíveis criadouros” destaca Oriana Bezerra, lembrando que a Prefeitura de Teresina  por meio da FMS tem agido de forma rotineira e constante com atuação dos agentes de endemias por toda a cidade, além de ações em parceria com escolas e outras instituições.

Cuidados que devem ser tomados

Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guardar sempre em local coberto e abrigados da chuva; tratar adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvaziar completamente, não deixando poças d´água; entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guardar sem água em local coberto; verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpar pelo menos uma vez por semana e, se não estiver usando, deixar fechados;  guardar garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo; lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos animais uma vez por semana; retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lavar a bandeja com sabão; não deixar acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e manter os pratos dos vasos de planta sem água. Depositar terra para ajudar a drenagem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES