FMS ultrapassa meta da campanha de vacinação contra a raiva em Teresina

FMS ultrapassa meta da campanha de vacinação contra a raiva em Teresina

O Dia D da vacinação aconteceu no último sábado, quando mais de 118 mil animais foram levados até os postos espalhados pela cidade

A Fundação Municipal de Saúde conseguiu ultrapassar a meta da campanha de vacinação antirrábica, para o Dia D, que aconteceu no último sábado (20). Dados da FMS mostram que foram alcançados 109,36% do número de cães e gatos que precisavam ser imunizados.

Quem não conseguiu levar seu animal no sábado a um dos postos de vacinação, poderá levá-lo em qualquer época do ano ao Centro de Zoonoses, localizado na Rua Minas Gerais, 909, no Bairro Matadouro, na zona Norte de Teresina.

Foram vacinados, no último sábado, 118.370 animais, na zona urbana. A próxima etapa da campanha acontecerá na zona rural de Teresina. No total, entre animais da zona rural e urbana, devem ser imunizados 120 mil.

Desde 1986, Teresina não registra casos de raiva em seres humanos. No entanto, é importante que os animais sejam imunizados, já que cães e gatos são os principais animais domésticos que podem transmitir a doença a humanos.

No Piauí, dois casos da doença em humanos foram registrados em 2013, ambos em consequência do contato com animais silvestres. O primeiro ocorreu em Parnaíba, e o segundo no município de Pio IX.

Ambos foram desencadeados pela mordida de saguis, animais muito presentes em parques, praças e até mesmo nos quintais de casas.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook

Fonte: Pollyana Carvalho