Com calor e tempo seco, focos de incêndio em Teresina sobem 137%

No mês de junho foram registrados 41 focos de incêndio no mato e 28 em terrenos baldios.

Quando os meses mais quentes do ano chegam, é comum que o número de queimadas aumente em todo o Brasil. Em Teresina, esse aumento chegou mais cedo este ano e já é de 137% em relação ao mesmo período de 2011. Só no mês de junho foram registrados 41 focos de incêndio no mato e 28 em terrenos baldios, enquanto no ano passado foram apenas 14 ocorrências no mato e 15 em terrenos baldios.


Focos de incêndio aumentam 137%

No mês de maio foram registrados apenas cinco casos de fogo no mato e 18 em terrenos baldios. ?Esse ano choveu pouco e as chuvas foram embora mais cedo, ficando assim o clima mais quente no mês de junho. Com isso, o aumento no número de queimadas este ano chega mais cedo?, disse a Relações Públicas do Corpo de Bombeiros do Piauí, capitã Najra Moreira Nunes.

Segundo a capitã, esses números tendem a crescer ainda mais quando chegar a época do B-R-O-BRÓ. Para combater estes incêndios, ela afirma que o Corpo de Bombeiros conta com três guarnições, prontas para atuar qualquer hora do dia ou da noite. ?Como ainda não chegou a época mais crítica ainda não estamos com as três armadas, mas as duas estão dando conta do atual quadro de incêndios na capital. Os bombeiros estão a postos 24 horas por dia para atender as ocorrências?, disse.

A capitã aconselha as pessoas a tomarem alguns cuidados quando forem realizar algum tipo de queimada no quintal de casa ou em algum terreno baldio. Uma medida importante é comunicar à Secretaria Municipal ou Estadual do Meio Ambiente, para saber qual o melhor procedimento a ser feito, de acordo com a área da queimada, para que não haja risco de o fogo se alastrar.

?Quando se mora próximo a terrenos baldios nós aconselhamos essas pessoas a limparem ao redor de suas casas, numa distância de até 50 metros. Para que, caso haja algum foco de incêndio nessa região, não chegue até a residência. Aconselhamos ainda que as pessoas não joguem lixo em matagal ou florestas, principalmente se esse lixo for inflamável ou facilitar a proliferação do fogo de alguma forma?, alertou.

Fonte: Pollyana Carvalho