Formação traça ações para o Gestão Nota 10

O programa gerencia as rotinas nas escolas e Secretarias para melhoria da qualidade do ensino.

Promover uma reflexão sobre os princípios do Gestão Nota 10. Essa é a finalidade do encontro de formação entre coordenadores de gestão das cidades de Teresina, Água Branca, Campo Maior, Beneditinos e da Rede Estadual, além de superintendentes e técnicos de inspeção escolar da Rede Municipal de Educação, com profissionais do Instituto Ayrton Senna.

O programa, que existe há quatro anos no Piauí, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o Instituto Ayrton Senna, gerencia as rotinas nas escolas e Secretarias para melhoria da qualidade do ensino.

De acordo com a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Sandra Ponzio, essa formação, realizada na segunda e nesta terça-feira em Teresina, é para fazer a retomada dos princípios do programa.

Esse momento de capacitação tem o foco no plano de ações e metas, clima organizacional e indicadores de sucesso, norteando o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com os diretores das escolas detectando problemas e potencialidades.

"Ao longo da história o programa, voltado para o sucesso dos alunos já alcançou excelentes resultados e a intenção é que ele continue apontando bons índices de gestão escolar. Por isso essas formações são necessárias, para que possamos caminhar juntos na busca pel", afirma a gerente.

Erlane Oliveira, coordenadora municipal do Gestão Nota 10 em Campo Maior, aponta a importância das discussões promovidas nesse encontro.

"Estamos fortalecendo a equipe da secretaria municipal para que possam atuar junto as escolas, melhorando a qualidade da educação do município.

No ano passado, apenas 11 escolas eram atendidas pelo programa, e agora ampliamos esse número para 39 para que estas também sejam acompanhadas no que se diz respeito do cumprimento dos dias, frequência de professores e alunos, rendimento escolar, dentre outras questões", explica a coordenadora.

A parceria entre a Semec e o Instituto amplia o conceito de gestão para articulação de recursos humanos, financeiros e administrativos com o objetivo de oferecer ao aluno todo o suporte necessário para seu desenvolvimento escolar.

Fonte: Jornal Meio Norte