Fórum dialoga sobre segunda etapa do Programa Lagoas do Norte

Os representantes do Fórum fizeram uma avaliação da primeira etapa

O Fórum Comunitário do Programa Lagoas do Norte esteve reunido para conversar sobre as ações da segunda etapa. No encontro, os representantes do Fórum fizeram uma avaliação da primeira etapa.

Há cerca de um mês, a prefeitura de Teresina e o Banco Mundial assinaram contrato de financiamento para segunda etapa do Lagoas do Norte. As primeiras obras desta etapa são a revitalização do Complexo Turístico do Encontro dos Rios, a requalificação ambiental e urbana da Lagoa do Mocambinho, Lagoa da Piçarreira e Canal Bom Jesus.

“Vamos fazer tudo com calma, conversando com vocês e com as comunidades beneficiadas. Esse diálogo é importante para que possamos apresentar as ações e, principalmente, ouvir a opinião e as demandas das comunidades que vocês representam ”, afirma o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim.

A segunda etapa prevê também a continuidade das intervenções realizadas na primeira fase, com a expansão de serviços de saneamento, proteção contra enchentes, mobilidade urbana e melhorias habitacionais. Haverá também ações de resgate da fauna e recomposição da flora. A previsão é de que, em cinco anos, sejam produzidas e plantadas 100 mil mudas.

“O Lagoas do Norte é um programa de requalificação ambiental, o que inclui as obras de saneamento básico (esgotamento sanitário e drenagem). E, ao levar isso para população, estamos levando melhorias e qualidade de vida para elas”, destaca.  

Para a coordenadora do Comitê Lagoas do Norte, Maria de Fátima da Silva, conhecida como Fátima Zumbi, as reuniões do Fórum são importantes porque consolidam as ideias. “Acredito que a gente avança quando conseguimos sentar e conversar para consolidarmos ideias e ampliar o conhecimento. A consequência disso é que podemos contribuir para melhorias para nossa comunidade e para o Programa”, conta.

Fonte: Com informações do Portal do Governo