Riscos: Fóruns do Maranhão não dão segurança a juízes

Riscos: Fóruns do Maranhão não dão segurança a juízes

Acesso aos fóruns e a suas instalações físicas é uma das principais queixas dos juízes de Timon.

O trabalho dos juízes que atuam na área criminal precisa de atenção especial com a segurança. Da mesma forma, deveria acontecer com os fóruns e suas instalações físicas. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça do Maranhão criou uma Diretoria de Segurança Institucional para avaliar a situação em que se encontram os fóruns do Estado.

Por isso, a equipe responsável por essa avaliação esteve em Timon nesta semana e se reuniu com os juízes das varas criminais. Segundo o juiz Josemilton Silva, um dos problemas em relação à segurança institucional é o acesso ao fórum. ?Para que a magistratura possa cumprir a sua função com independência, é necessário o mínimo de segurança?, declara o juiz.

Em oito anos de magistratura, o juiz Josemilton chegou a ser ameaçado. ?Não sei se aquilo foi um impulso no ato em que recebeu a condenação, mas qualquer tipo de ameaça deve ser visto com atenção?, afirma o juiz.

Atualmente, o fórum de Timon possui um segurança armado logo na entrada, além de policial militar que dá cobertura à 5ª e 6ª varas. Segundo Josemilton Silva, os casos que oferecem maior risco para os magistrados são aqueles que envolvem quadrilhas e tráfico. ?Geralmente eles fazem parte do crime organizado, então a gente determina a prisão de um e ficam os outros?, declara o juiz.

Fonte: Nayara Felizardo