Fossas causam problemas constantes para moradores

Uma das principais preocupações dos moradores do projeto é com as fossas que constantemente estouram.

As ruas são todas calçadas, as casas de tijolos, com energia elétrica, água canalizada e a união de muitas famílias. Trata-se da Vila Projeto Mandacaru, localizada na zona Leste de Teresina, onde tudo poderia ser ainda melhor, se não fossem as fossas que estouram com a maior facilidade.

Ou seja, de acordo com os moradores, as fossas são, no momento, o maior problema enfrentado por eles. É que as fossas estouram e ficam escorrendo pelos esgotos das ruas, provocando doenças nas pessoas e mais precisamente em crianças, moradores do local.

?No período de inverno a situação se agrava ainda mais. No ano passado a maioria das fossas estourou e o mau cheiro foi insuportável, pelo fato de as águas das fossas ficarem escorrendo pelos esgotos comuns?, comenta a dona de casa Joselene Silva Bastos. Ela diz que quando o morador tem condições, manda esgotar sua fossa e, se não tem, solicita à Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste) a limpeza das fossas.

?Este ano, a SDU/Leste já mandou esgotar algumas fossas a pedido de moradores. Mas não adianta, porque as fossas estouram rapidamente. Nós acreditamos que isso ocorre pelo fato de este terreno, antes da construção das casas, era uma lagoa. Por isso a umidade continua e, com isso, as fossas enchem de água, muito rápido?, relata Joselene Silva.

Ela conta que a última vez em que sua fossa estourou, ela mesma pagou para esgotar por uma empresa especializada. ?Moro aqui há nove anos e esse problema das fossas é desde o início?, reitera a moradora.

A também dona de casa Valdenides Olicinda de Jesus conta que todo mês é obrigada a mandar esgotar a fossa de sua casa. Pago 80 reais para empresas especializadas esgotarem a fossa, porque, senão, as águas escoam pelo meio da rua, o que é um absurdo?, observa.

Os moradores dizem que na Vila Projeto Mandacaru existem casas onde o cano da fossa é direcionado para os esgotos comuns, das calçadas das casas.

?Nós não sabemos ao certo de onde saem as águas das fossas, mas a gente percebe a cor amarelada das águas, nos esgotos?, diz Valdenides.

Fonte: Lindalva Miranda