Fotos que circulam pelo Whatsapp mostram suposta prova do Enem; Inep diz que são falsas

Fotos que circulam pelo Whatsapp mostram suposta prova do Enem; Inep diz que são falsas

Imagens mostram suposta capa de prova e parte de texto sobre Mais Médicos

Supostas imagens de questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a circular por meio do Whatsapp por volta das 12h deste sábado (26), momentos antes do início da aplicação da prova. A mensagem, composta por duas fotos, indicava que os jovens deveriam passar a denúncia adiante, com a intenção de divulgar a fraude. O Inep afirma que o material é falso.

As imagens mostram a suposta capa de um dos cadernos da prova, além de um texto com referência ao programa Mais Médicos. Comparando-as à prova do ano passado, é possível verificar que a tipologia das letras usadas na confecção do material é bastante diferente.

Uma estudante universitária de engenharia civil que recebeu as imagens e não quis se identificar afirmou achar a situação ?absurda?. ?Sempre tem esse problema. Parece que todo ano tem fraude no Enem. Por isso resolvi passar adiante?, disse.

As provas da edição de 2013 do Enem começam a ser aplicadas neste sábado (26) a mais de 7 milhões de estudantes em todo o país. No Distrito Federal , 114.764 alunos se inscreveram, segundo dados do Ministério da Educação. As avaliações também acontecem no domingo (27). Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h do horário de Brasília.

O número de candidatos no DF neste ano é 28% maior do que em 2012, quando 89.570 alunos fizeram a inscrição. Neste ano, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC no Distrito Federal e em todos os estados do país.

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

No domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto.

Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.


Fotos que circulam pelo Whatsapp mostram suposta prova do Enem 2013; Inep diz que são falsas

Fonte: G1