Frio já deixa 16 mortos e 8 milhões sob alerta nos Estados Unidos

'Ciclone-bomba' levou a cancelamento de voos na Costa Leste

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violenta tempestade de inverno que atinge a Costa Leste dos EUA já levou à morte de 16 pessoas e deixou outras 8 milhões sob alerta de nevasca, que prevê altos índices de neve por horas seguidas.

Mais de 58 milhões estão no caminho da tormenta, segundo estimativas do Serviço Meteorológico dos EUA. Treze estados americanos, da Carolina do Sul ao Maine, estão sob alerta da tempestade e os governadores de Geórgia, Carolina do Norte, Virgínia, Nova Jersey e Nova York declararam estados de emergência.

Os ventos fortes e a neve intensa avançaram sobre o Nordeste do país nesta quinta-feira, fechando escolas e edifícios do governo, deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia e interrompendo viagens em vários estados, inclusive com a suspensão de voos no aeroporto JFK, em Nova York, devido às condições do clima.Alertas de nevasca foram emitidos ao longo do litoral, da Carolina do Norte ao Maine, e o Serviço Nacional do Clima previu ventos de até 113 km/h, que podem arrancar galhos de árvores e cortar a energia.

A previsão estimou mais de 30 centímetros de neve em Boston e em áreas costeiras do norte da Nova Inglaterra. Um vídeo impressionante mostra a cidade de Scituate, no Massachusetts, onde a tempestade gerou fortes inundações:A tempestade é o produto de uma queda rápida na pressão atmosférica, o que alguns meteorologistas estão chamando de "ciclone-bomba", que provoca uma precipitação de neve rápida e ventos fortes.

CENTENAS DE VOOS CANCELADOS

Ventos fortes e condições de visibilidade desfavoráveis levaram o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, a cancelar temporariamente todos os voos agendados nesta quinta-feira.

"Devido a fortes ventos e condições de visibilidade, voos no JFK foram temporariamente suspensos. Viajantes devem entrar em contato com operadoras aéreas para atualizações sobre retomada do serviço", diz uma mensagem no Twitter.No outro aeroporto de NY, La Guardia, mais de 90% das operações aéreas foram canceladas, informou o terminal no Twitter na noite de quarta-feira. Já no aeroporto Newark Liberty, em Nova Jersey, o percentual de voos suspensos supera 70%.

A declaração de emergência em Nova York cobre toda a região sul do estado, incluindo a cidade de Nova York e Long Island. A previsão é que entre 15 centímetros e 25 centrímetros de neve devem cair sobre o JFK.— A situação continua a deteriorar — afirmou o governador do estado, Andrew Cuomo em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, classificando a situação como "grave" e "perigosa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES