Fiocruz já tem terreno para ser construída no PI

Fiocruz já tem terreno para ser construída no PI

Cedido pela UFPI, o terreno de 10 hectares fica na Avenida Presidente Kennedy, em Teresina

O deputado federal Jesus Rodrigues (PT) está encabeçando um projeto para trazer, finalmente, uma unidade da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para o Piauí. O deputado esteve hoje no programa Agora, da Rede Meio Norte, para falar sobre esta iniciativa.

A Fundação Oswaldo Cruz, criada em 1900 no Brasil, é considerada a mais importante instituição de saúde da America Latina, e já foi responsável pela criação de muitas vacinas e da erradicação de doenças, como a peste bubônica. ?A Fiocruz vai somar a essa potência de saúde que nós temos aqui em Teresina?, comentou Jesus Rodrigues.

A unidade de Teresina deverá funcionar como centro de pesquisa na área de saúde, especialmente para doenças características da nossa região e que, como o deputado disse, são ?negligenciadas pela pesquisa?. Jesus Rodrigues citou o calazar (leishmaniose) e a doença de Chagas como exemplos. Além disso, a fundação deverá promover a qualificação de seu pessoal, e, posteriormente, trabalhar na criação e produção de vacinas.

Para o projeto, já foi cedido pela prefeitura um terreno como aproximadamente 10 hectares na Avenida Presidente Kennedy. O deputado Jesus Rodrigues liberou, através de emenda, R$ 23,900 milhões para a construção do prédio, que ainda precisará de mais investimento. A prefeitura já está liberando a obra. Só falta agora uma licitação da Fundação Oswaldo Cruz para que a construção tenha início.


Fundação Oswaldo Cruz já tem até terreno para ser construída

Fundação Oswaldo Cruz já tem até terreno para ser construída

Fonte: Andrê Nascimento