Gabaritos de provas do Enem tinham cabeçalhos trocados

Segundo o MEC, os alunos foram orientados a respeitarem a ordem das questões

Candidatos em pelo menos três capitais relatam que os títulos das áreas de conhecimento estavam trocados na folha de respostas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. A reportagem ouviu estudantes no Rio de Janeiro, em Salvador e em São Paulo. O MEC confirma que os cabeçalhos dos gabaritos não coincidiam com os cabeçalhos dos cadernos de provas - na folha de respostas as questões de 1 a 45 eram de ciências humanas e suas tecnologias e no caderno de provas essas perguntas correspondiam à área de ciências das natureza e suas tecnologias.

Segundo o MEC, os alunos foram orientados a respeitarem a ordem das questões. Ainda segundo a assessoria de imprensa da pasta, "não houve prejuízo aos candidatos". Questionado se haveria algum tipo de acréscimo de tempo no exame por causa dessa ocorrência, o ministério afirmou que "não se considera" essa alternativa uma vez que "a prova não parou".

Em Salvador, os fiscais orientaram os alunos a não marcarem nenhuma resposta no cartão até um pronunciamento oficial do MEC (Ministério da Educação). Depois de quase meia hora de espera, os fiscais informaram que o MEC recomendou que os alunos desconsiderassem o título nos cadernos de respostas e marcassem as suas alternativas. Orientação semelhante foi dada no Rio de Janeiro e em São Paulo, conforme o apurado.

Fonte: Portal Meio Norte, www.meionorte.com