Galeria transborda e causa grandes transtornos para moradores na zona Sudeste de Teresina

Os moradores, que já denunciaram o problema à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU/Sudeste) várias vezes, temem as próximas chuvas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após as fortes chuvas que abalaram a cidade de Teresina, uma das quatro galerias do bairro Renascença III, zona Sudeste de Teresina, transbordou, alagando casas, provocando deslizamento de terra e vários transtornos.

Os moradores, que já denunciaram o problema à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU/Sudeste) várias vezes, temem as próximas chuvas. As casas da Rua 6 são as mais prejudicadas.

O problema existe há vários anos. A Prefeitura Municipal de Teresina, através da SDU Sudeste, fez uma intervenção no local, mas pouco adiantou. De acordo com os moradores, a obra sequer foi concluída.

“Eles apenas colocaram uns tijolos e colocaram cimento, mas nada que resolvesse o problema”, conta a moradora Mara Ferreira. Ela reside em frente a galeria e teve a casa alagada durante as últimas chuvas.

A história se repete com outros moradores da região. Além do transbordamento da galeria, a chuva também trouxe outros prejuízos. A comerciante Rosa Almeida e a família tiveram a casa inundada por conta de um muro que separa a casa de uma construção.

“Foi a primeira vez que aconteceu e alagou quase tudo. Quando fechar o muro, vou ficar com medo novamente”, decalara a comerciante, que perdeu colchões, móveis e eletrodomésticos.

Revitalização de galeria não foi iniciada

De acordo com a Prefeitura de Teresina, em janeiro de 2014 a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) iniciou o processo de licitação de projetos executivos para a construção de galerias em vários pontos da cidade, somando o valor de R$ 18 milhões em investimentos. O bairro Renascença era um dos contemplados.

No entanto, os moradores afirmam que pouco foi feito. "É difícil porque esse período chuvoso é um dos piores e a prefeitura não faz nada, por isso não temos a quem recorrer", conta uma moradora que preferiu não se identificar.

Em dezembro de 2014, a reportagem conversou com o então gerente de Obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sudeste (SDU/Sudeste), que informou que a revitalização da galeria da Vila Andaraí deveria ser finalizada até agosto de 2015.

Porém, nenhuma intervenção foi iniciada até o presente momento. Desta vez, a reportagem não obteve retorno sobre a questão até o fechamento desta apuração.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES